A candidatura de Eduardo Conde defende urgência na elaboração da estratégia local de habitação em Ílhavo.
O candidato espera fomentar um programa de arrendamento acessível e apoio na aquisição de primeira habitação, destinados a jovens, enquanto contributo ativo do Município para a emancipação dos jovens.
O primeiro passo, salienta Eduardo Conde, passa por definir a Estratégia Local de Habitação que determine as políticas da autarquia em matéria de Habitação, através do diagnóstico das carências no acesso à habitação e da definição das soluções.
O financiamento, com recurso a programas governamentais e comunitários, promete alavancar oportunidades que ajudem a comunidade a conseguir soluções de habitação a preços mais controlados.
A medida enquadra-se com a proposta de investimento em programa de apoio à reabilitação urbana, também neste caso com fundos disponíveis pelo Governo e pela União Europeia (Bazuca).
Revitalizar o casco antigo da cidade de Ílhavo e definir incentivos nos impostos e taxas municipais, designadamente através da isenção de IMI e IMT, para apoiar o acesso à habitação pelos jovens, são as medidas estruturantes no programa apresentado no início do mês pelo PS.
Este compromisso eleitoral surge enquadrado num conjunto de prioridades que visam dotar o Município de “efetivas condições para a garantia de habitação digna para todos”.