Associação Cultural Recreativa “Os Palheiros” da Costa Nova em 'choque frontal' com a Câmara de Ílhavo.

Dirigentes da Associação Cultural Recreativa “Os Palheiros” da Costa Nova reclamam a anulação da decisão do Executivo Municipal de Ílhavo de acabar com o direito ao espaço que a Associação tinha junto ao parque de farturas da Costa Nova.

Pedem à Assembleia Municipal de Ílhavo (AMI) que trave a concessão do direito de utilização dessa unidade de acolhimento comercial.

Trata-se de um pequeno espaço cedido ao abrigo de um Protocolo estabelecido com a Associação em 2011.

Uma polémica com esta Associação da Costa Nova que já foi Rancho Folclórico mas que agora tem outras valências.

A autarquia tinha revertido essa decisão neste inicio de ano por entender que não foram cumpridos pressupostos do acordo.

A Associação assegura que não parou a atividade e que a Autarquia agiu de má-fé sem ouvir os dirigentes antes de tomar a deliberação.

E diz que o mesmo poderá acontecer esta noite com a Assembleia Municipal se aprovar o direito de utilização da unidade comercial.

Dirigentes foram à sessão de quarta-feira prestar esclarecimentos e apelar a que seja travada essa decisão camarária.

Luís José, Presidente da Direção, revela ter pedido uma reunião e esperava uma resposta a uma exposição feita aos Vereadores mas, ficou surpreendido por ver a Autarquia deliberar sem ouvir os dirigentes.

Acusou a Autarquia ilhavense de não cumprir os compromissos assumidos em Protocolo e ameaça levar o caso aos tribunais. (com áudio)

Luís José relata ainda uma troca de palavras na reunião de Câmara de Abril quando se dirigiu aos executivo a pedir esclarecimentos. Acusa o autarca de Ílhavo de ter escolhido palavras e expressões que o diminuíram. Palavras que o dirigente leu como referências a “ignorante, mentiroso e desonesto”. Considera-se ofendido e pede retratação por parte do autarca. (com áudio)

João Campolargo optou por não responder e coloca a decisão nas mãos da Assembleia Municipal a partir dos pareceres jurídicos e do dossiê levado ao conhecimento de vereadores e deputados municipais.

A Assembleia reúne, esta noite, a partir das 21h00.