O Município de Anadia recebeu, uma vez mais, o “Galardão ECOXXI”, distinção que foi entregue em cerimónia realizada no auditório da Administração da Região Hidrográfica do Centro, em Coimbra.
Nesta cerimónia, que marcou os 10 anos do ECOXXI, o município esteve representado por Lino Pintado, vereador com o pelouro do ambiente, que, das mãos de José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, recebeu o diploma que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país, tendo, inclusivamente, ascendido ao escalão do índice 60% a 70%.
Na ocasião, Lino Pintado recebeu ainda a bandeira ECOXXI e uma medalha, e, no sorteio dos prémios atribuídos pelos parceiros ECOXXI, viu o Município de Anadia ser premiado, pela Sogilub, com um reservatório para receção de óleos lubrificantes usados.
A presidir ao evento esteve Margarida Gomes, coordenadora nacional do ECOXXI, que salientou que "todos os 46 municípios que participam no ECOXXI merecem, independentemente dos resultados obtidos, ser reconhecidos pela coragem de se proporem a uma avaliação das suas práticas e políticas em termos de sustentabilidade".
Ao longo dos 10 anos de implementação do Programa foram já atribuídas 238 bandeiras. 60% foram atribuídas na Região Centro (74 bandeiras) e Norte (68 bandeiras)”.
Nesta edição de 2016, candidataram-se ao Programa ECOXXI 46 municípios, mais três do que no ano anterior, e 93,5% dos candidatos conseguiram conquistar a bandeira verde ECOXXI 2016, ou seja obtiveram um índice igual ou superior a 50.