Anadia, Oliveira do Bairro e Tábua juntos no projeto de cultura em rede “Fora da Caixa”.
“Fora da Caixa” acolhe um conjunto diversificado de atividades culturais, artísticas, lúdicas, turísticas e económicas, centradas em espetáculos musicais, desde a mais tradicional à mais contemporânea, que constituem uma parte importante da matriz histórica e identitária dos territórios e das populações.
Assume a multiculturalidade enquanto fator de valorização e de diferenciação.
A programação cultural centrar-se-á num conceito de itinerância com eventos inovadores envolvendo as associações locais e outros agentes que, devido à pandemia de COVID-19, viram a sua atividade bastante reduzida, criando oportunidades e alavancando o desenvolvimento económico e social dos territórios.
Maria Teresa Cardoso realçou o facto de este ser um projeto “diferente” e um “desafio para os três municípios”. Considerou ainda que o projeto “permite rentabilizar os recursos e partilhar experiências, em termos de cultura”.
Duarte Novo adiantou que “estas sinergias devem ser aproveitadas para dar a conhecer outras realidades”, sublinhando que “é também um desafio para o associativismo”.
Ricardo Cruz acredita que estão reunidas as condições para que “este projeto cultural avance com sucesso”.
O responsável da CCDR do Centro, Luís Filipe, felicitou os três Municípios por se terem unido em torno deste projeto cultural, referindo que o “Fora da Caixa” vai permitir “o reforço da matriz identitária” de cada concelho. No seu entender, é necessário ver a cultura “como uma atração de territórios para atrair pessoas e criar valor”.
A Diretora Regional da Cultura, Susana Menezes, explicou que esta “é uma medida estruturante de resposta à pandemia, com o intuito de combater e mitigar as consequências do impacto nos agentes culturais”, acrescentando que “o projeto permite voltar a valorizar os artistas em palco”.
Os eventos têm início a 26 de fevereiro, em Tábua, e terminam a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, em Anadia.
O concelho de Anadia será palco de três eventos culturais, mais concretamente do espetáculo a “História da Música” que será acompanhado por uma exposição itinerante intergeraciional. “Musical na Vertical” é outro dos eventos que decorrerá na Curia, com a artista Sofia Escobar.
“Noite da Luz” encerra a programação do projeto. Trata-se de um espetáculo com muita luz e interação.
O projeto de cultura em rede “Fora da Caixa”, no valor de cerca de 300 mil euros, é financiado a cem por cento pelo Programa Operacional Regional do Centro – Portugal 2020.