Programa Aveiro d’Eça regressa em edição de 22 a 25 de novembro.
A Câmara de Aveiro acentua as ligações do escritor à cidade num programa que mistura gastronomia e teatro.
Abertura à mesa, este sábado, dia 22 de novembro, em Jantar Queirosiano, pelas 20h00, no Restaurante Prosa (MS – Collection), com um menu queirosiano criado em exclusivo pelo chef Rui Paula (na imagem) e que convidará os participantes a embarcar numa viagem pelos sabores e atmosferas da obra de Eça de Queiroz.
Com curadoria da Fundação Eça de Queiroz, a experiência será enriquecida por breves momentos musicais, evocativos da época queirosiana, interpretados pela soprano Beatriz Direito, acompanhada à guitarra por Davide Amaral.
No domingo, dia 23, às 16h00, no Mercado do Peixe, será apresentada a peça de Teatro “Eça Agora – Contação de Histórias”.
Trata-se de um projeto que surge da parceria das companhias “Três Irmãos” e “As Contadeiras” com o objetivo de levar obras menos conhecidas de Eça de Queiroz, neste caso, A Aia e O Tesouro, a toda a comunidade lusófona, contando histórias.
Nos dois dias seguintes, 24 e 25, segunda e terça-feira, a mesma peça será apresentada ao público das Escolas Secundárias.
A memória que as terras de Aveiro deixaram no ilustre escritor, assim como as profundas ligações familiares ao avô, à avó e aos pais que viveram em Aveiro, foram o pretexto para que a CMA desenhasse, em colaboração com a Fundação Eça de Queiroz, um projeto que anualmente homenageasse o autor, dando a conhecer histórias e vivências do escritor, aprofundando a sua ligação a Aveiro, às novas gerações, perpetuando, simultaneamente, a sua história na memória coletiva.