Alberto Souto Miranda quer Aveiro em nova era no setor dos transportes e a ferrovia é pilar dessa estratégia com aposta nas ligações entre cidades vizinhas como forma de aliviar a pressão sobre o tráfego.
Poucos dias depois de um fórum sobre o tema, o antigo autarca e atual candidato do PS explica que a mobilidade sustentável vai exigir mais dos transportes públicos e da transição energética.
Entende que Aveiro precisa de planos para vários anos com a intermodalidade a guiar as “revoluções”.
O antigo autarca assegura que AveiroBus e Busway são serviços para manter e melhorar dotando a rede municipal de 100% de viaturas elétricas.
Há ideias já lançadas para a esfera pública que pretende aprofundar como o aproveitamento da Linha do porto de Aveiro.
Trabalho conjunto com administração portuária e Câmara de Ílhavo para a possibilidade de otimizar a via como linha de passageiros, criando um terminal junto à ponte de S.João/antiga Lota, outro em Cacia, outro no cais do ferry boat para S. Jacinto e outro junto ao porto de pesca costeira.
Para a Linha do Vouga defende o seu prolongamento até meio urbano, conectando a Universidade, o PCI e a cidade de Ílhavo.
Mas também conectando ao Estádio, a Azurva e retificando o traçado em Eixo.
Para a linha do norte propõe avaliar com a IP a possibilidade de criar um serviço suburbano entre Cacia e Quintãs e como proposta alternativa defende a criação de BRT (Bus Rapid Transit), inspirado no metro do Mondego, para poder funcionar como alternativa à linha do Vouga, servindo todo o município de Aveiro, ílhavo (Gafanha da Nazaré e da Encarnação, Barra e Costa Nova).