Águeda e Anadia com ações dedicadas ao ambiente.
A Semana da Primavera, em Águeda, está focada na sensibilização para as áreas da preservação da água, sustentabilidade ambiental, reciclagem e eficiência energética.
Celebram-se datas relevantes, como o equinócio de Primavera (20 de março), o Dia Internacional das Florestas/Dia Mundial da Árvore (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março).
Durante toda a semana destaque para duas exposições, uma na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, intitulada “Recicla o Plástico”, que procura sensibilizar para a reciclagem das embalagens de plástico e está integrada nas ações do Pacto Português para os Plásticos, de que o Município de Águeda é membro; e outra na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, intitulada “Árvores Nativas”, sobre as espécies autóctones da flora do concelho.
Estão também agendados dois workshops, ambos a terem lugar na sede do Águeda Sm@rt City Lab - Laboratório Vivo para a Descarbonização (LvpD): o primeiro a 18 de março (14 horas), sobre “Eficiência Energética”, que visa sensibilizar para a importância da poupança de energia, que será desenvolvido com a participação do Jardim de Infância de Castanheira do Vouga; e o segundo a 22 de março (10h), sobre “Missão Água Pura: Vamos proteger o Rio?”, que abordará o impacto da poluição nas linhas de água.
Anadia também dedica semana ao ambiente.
Com o slogan “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, o Município junta esforços com as Juntas e Uniões de Freguesia.
Ação a partir desta segunda e até 22 de março.
Haverá plantação de árvores nas escolas e nas freguesias, terminando com uma mega operação de recolha de lixo por todo o concelho.
O ponto alto da atividade prende-se com a ação de recolha de lixo pelas ruas de todas as freguesias do concelho, que decorrerá no sábado, dia 22 de março, envolvendo a participação de voluntários de associações locais.
A iniciativa tem como propósitos, contribuir para um ambiente mais limpo, alertando para a problemática do lixo, sensibilizando assim a comunidade para a necessidade de reduzir a pegada ecológica.
Recorde-se que o balanço das ações levadas a cabo, nos últimos anos, foi bastante positivo, envolvendo várias centenas de voluntários.
De referir ainda que, no ano passado, foram recolhidos cerca de 1.200 quilos de lixo em todo o concelho.