O município de Águeda, enquanto membro da Rede das Autarquias Participativas, acolhe o fórum regional da Região Centro, subordinado ao tema “orçamentos participativos: modelos, trajetórias e resultados”. Encontro esta sexta no Salão Nobre da Câmara Municipal. Os fóruns regionais “Portugal Participa” surgem no âmbito do projeto homónimo, coordenado pela Associação In Loco, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Câmaras Municipais de Cascais, Funchal, Odemira e Porto.
O financiamento do projeto cabe à Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto entidade gestora do programa Cidadania Ativa, com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein através do EEA Grants. “Com este fórum, pretende-se criar um espaço de reflexão e debate, com o intuito de uma busca conjunta de soluções que contribuam para a construção da ação coletiva nos processos de mudança social”, refere fonte municipal.
O programa conta com a apresentação das experiências dos municípios de Águeda, Cascais, Ponta Delgada e Funchal. O período da tarde será dedicado a boas práticas internacionais, que contará com a apresentação da experiência de orçamentos participativos de Moçambique e Itália, pela voz dos seus consultores.
O painel culminará com a intervenção de Giovanni Allegreti, investigador na área da participação cidadã do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Pelas 18h, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios do orçamento participativo de Águeda em 2015/2016.