Rosa Maria Aparício assumiu a liderança da Concelhia de Aveiro das Mulheres Socialistas.
A Assistente Técnica na Unidade de Saúde Local da Região de Aveiro, licenciada em Comunicação Institucional e Mestre em Administração e Gestão Pública, tomou posse como Coordenadora Concelhia.
Militante do Partido Socialista desde 2004, integrou as Comissões Políticas Concelhias de Aveiro e respetivos secretariados entre 2018 a 2024 e integrou a Comissão Concelhia das MS – ID nos biénios de 2018-2020 e 2022-2024.
Atualmente integra a Comissão Política Federativa de Aveiro, a Comissão Política Federativa das MS ID e é membro da Assembleia de Freguesia de Santa Joana.
A delegada Sindical é representante do Sindicato dos Administrativos da Saúde, na ULSRAveiro.
No seu discurso de tomada de posse assumiu compromisso por “reconhecer a importância” que as Estruturas das Mulheres Socialistas têm tido na sociedade em geral e pelo papel relevante que as Estruturas Concelhias têm com o seu trabalho de proximidade.
As políticas de igualdade surgem como foco da ação política.
A coordenadora assume que pretende fortalecer o movimento e consolidar a Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.
E trabalhar pela “representação paritária e meritosa de mulheres e homens nos destinos políticos”.
A valorização da “competência e respeito” da mulher no emprego e a criação de medidas de conciliação entre a vida pessoal, familiar e a vida profissional de mulheres e homens são metas que traça para o mandato.
Outra das notas de destaque foi dada à “promoção e participação em ações no combate à crescente escalada da violência doméstica e violência no namoro” e à “promoção e participação em ações de combate ao isolamento e à solidão enfrentada por tantas mulheres e idosos”.