Nelson Peralta critica a ausência de António Costa na cimeira do Clima.
O deputado do BE, eleito por Aveiro, escolheu a COP26 e as questões do clima como tema, apontando as ausências dos presidentes da China, Rússia ou Brasil desta cimeira que decorre em Glasgow.
E sobre a ausência do Primeiro-Ministro, peralta deixou o reparo
“O primeiro-ministro do país, que na Europa, sofrerá os impactos mais profundos das alterações climáticas, decidiu faltar. Em Portugal, a subida do nível médio do mar ameaça 150 mil pessoas. E o risco de incêndio será ainda mais intenso. António Costa falha à COP26, como as suas políticas falham no país à resposta climática. Esta falta, que acaba por legitimar as ausências dos chefes de governo dos países mais poluidores, é um péssimo serviço à causa climática", criticou Nelson Peralta.
O deputado bloquista criticou ainda o governo português por não ter cumprido o seu compromisso com as Nações Unidas para financiar o Fundo Verde o fundo de financiamento ao sul global para a resposta climática.
O PS fez a defesa do Governo e explicou que a crise política em Portugal impede essa participação.
E responsabilizou o BE pelo estado de impasse a que o País chegou.
“O seu partido é um dos principais responsáveis pela crise política que estamos a ter e um dos fatores pelo qual o primeiro-ministro não pode estar presente na COP26 é porque nós temos uma crise política no nosso país".