O Bloco de Esquerda critica a presença de Ribau Esteves no lançamento da primeira pedra do empreendimento imobiliário "Foz de Prata".
Acusa o autarca de atuar “como um mestre de cerimónias de empreendimentos imobiliários privados apresentados para a gama de preços premium”.
Lamenta, ainda, que a autarquia se prepare para fazer investimentos públicos para alavancar novos investimentos privados.
Referência ao prolongamento do canal de São Roque e criação de um lago na extremidade.
“Este facto mostra bem a lógica do desenvolvimento imobiliário existente: o investimento público garante milhões para requalificação do espaço público com o objetivo de valorizar o edificado privado e assim garantir a esses agentes económicos maiores ganhos em mais-valias urbanísticas. É este o modelo que tem guiado toda a atuação do executivo municipal”.
No fim de semana de protesto nacional em defesa do direito à habitação, o BE diz que o maior falhanço imobiliário de Aveiro “é não ter habitação a preço comportável para os salários médios”.
“Este empreendimento privado em nada vem solucionar, pelo contrário, antevê-se que terá preços bem acima da média, sobreaquecendo ainda mais preços no concelho e arredores”.