A Vista Alegre anuncia ter alcançado resultados históricos no 3º trimestre do ano com resultado líquido na ordem dos 1,9 milhões de euros.
Os destaque vão para as Vendas que crescem 14% no terceiro trimestre atingindo os 60,9 milhões de euros; o EBITDA de 9,3 milhões de euros, cresce 2 vezes face ao exercício homólogo; o resultado operacional atinge os 4,5 milhões de euros e o resultado líquido atinge os 1,9 milhões de euros, também acima do registado no período homólogo.
Com os mercados externos a representarem 68% do volume de negócios, a empresa admite que vai “manter o foco na inovação e investigação e desenvolvimento, que lhe permitam maiores níveis de competitividade, dispondo assim de uma maior diversificação de produtos, para alcançar um maior número de clientes, recorrendo a canais de distribuição muito variados”.
A internacionalização vai continuar a ser o foco do Grupo. O Grupo VAA apresentou, recentemente, projetos de inovação produtiva, com o objetivo de fomentar a competitividade, seja por um aumento de capacidade, diversificação da produção ou alterações fundamentais ao processo produtivo.
“Estes projetos demonstram a capacidade da empresa em manter a sua posição de liderança, inovando nos seus processos e fabrico, bem como nos produtos que comercializa, no que aos segmentos do Grés (mesa e forno) e Cristal dizem respeito”.
Depois do regresso aos resultados positivos em 2016 tudo se encaminha para a consolidação e melhoria dos resultados.
“O ano 2017 e em particular os primeiros nove meses, demonstraram o continuo crescimento da empresa e da marca numa clara aposto internacionalização e de melhoria continua a nível operacional. Este sucesso é adveniente de várias medidas tomadas ao longo dos anos, no sentido de inverter os resultados negativos e iniciar uma tendência consolidada positiva”.
O destaque vai para o mercado externo que continua a ser o grande impulsionador das vendas, atingindo os 41,5 milhões de euros, enquanto o mercado representou 19,5 milhões de euros.
Europa e Ásia estão a garantir margens de crescimento. A colaboração com marcas de referência no campo da hotelaria e empresas, os prémios de design conquistados e as parcerias com autores de renome funcionam como alavancas nesse desenvolvimento. No terceiro trimestre os investimentos realizados no montante de 3,6 milhões de euros, foram essencialmente no segmento do grés forno e cristal.