As atividades marítimo turísticas dominam os projetos do programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária da zona Costeira e a Região de Aveiro esgotou os fundos disponíveis.
Ontem foi dia de apresentação no quadro dos fundos comunitários do Centro 2020.
A UE garante 2,6 milhões para um montante global de investimento de 4 milhões com privados, associações e autarquias envolvidos em projetos de valorização.
Quatro empresas, a associação de pesca artesanal, ISCIA, Sporting de Aveiro e as Câmaras de Aveiro, Ílhavo, Murtosa e Vagos são os promotores desses investimentos.
A criação de uma marina na Torreira absorve 419 mil euros para um projeto de quase um milhão de euros.
O DLBC Costeira é uma estratégia de desenvolvimento da zona costeira, com a participação dos principais agentes locais, numa estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.
A gestora do Programa Operacional MAR2020, Teresa Almeida, diz que a UE quer mostrar bons exemplos e assegura que Aveiro tem esses exemplos com projetos na área das salinas e das atividades marítimo turísticas (com áudio)
António Leandro, em representação do município de Ílhavo, destaca a operacionalização da Estação Náutica. Revela que a informação sobre os serviços disponíveis é o foco deste projeto (com áudio)