Porto de Aveiro reforça abastecimento elétrico na área portuária.

O Porto de Aveiro reforça o abastecimento elétrico nos terminais portuários.

Faz avançar o projeto estratégico de modernização em investimento de 1.7 milhões de euros e um prazo de execução estimado de 365 dias.

No passado dia 3 de março, foi publicado em Diário da República o concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro.

Esta obra é considerada "essencial" para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas.

Esta empreitada é o primeiro passo de uma série de iniciativas que visam aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia. 

Atualmente, a infraestrutura elétrica do porto encontra-se limitada, o que restringe a expansão das atividades portuárias.

Com a nova ligação elétrica, será possível atender a novas necessidades, como o fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua estadia em porto.

Esta solução contribuirá para a redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), alinhando-se com os objetivos de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

A nova ligação em alta tensão criará, ainda, condições para a implementação de projetos estratégicos adicionais, permitindo a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis, a atração de novas empresas e o aumento da competitividade do porto.

Este projeto insere-se na Estratégia para a Transição Energética, aprovada pela Administração do Porto de Aveiro, em 2021, encontrando-se alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu e da Lei do Clima, que preveem a redução de 55% nas emissões de GEE até 2030.