O Porto de Aveiro realça o “fecho” da ligação direta de Portugal a Espanha inaugurada esta semana pelo Ministro Pedro Nuno Santos.
Esse percurso fronteiriço de 3,5 Km completa a passagem da A25 à A62 (Autovia de Castilla) sem necessitar de entrar na área urbana de Vilar Formoso.
Com esta ligação transfronteiriça o Porto de Aveiro passa a estar, finalmente, ligado a Espanha em perfil de autoestrada.
“Esta obra traduz-se numa melhoria das condições de comodidade e segurança rodoviária, sobretudo para o tráfego de longo curso, em particular para os veículos pesados. A concretização deste investimento confere ao Porto de Aveiro mais competitividade e eficácia permitindo-lhe uma maior capacidade de resposta aos mais diversos desafios”, refere a nota da administração portuária.
Outra das novidades de final de ano é o alargamento das operações com a entrada em porto de navios em período noturno.
A medida vai vigorar a partir de dia 1 de Janeiro e será de aplicação gradual atendendo às necessidades e recursos aplicados.
“Durante o 1.º semestre de 2022 está prevista a composição definitiva do quadro de efetivos de pilotos e trem naval” e “no 1º semestre 2022, serão admitidos os navios que entraram com pilotagem assistida, atracados no Setor Norte (Terminal Norte; Terminal de Contentores/Ro-ro; Terminal de Granéis Sólidos; Terminal de Granéis Líquidos e pontes-cais 22 e 23) e estejam prontos para sair até às 20h30”, explica a administração.
Essa navegação noturna será estendida ao Terminal Sul logo que estejam estabilizadas as condições de assinalamento marítimo e quando assegurado o quadro de efetivos definitivo.
O objetivo, a prazo, é que as manobras noturnas possam fazer-se até às 24h.