A Plataforma Cidades espera que o Porto de Aveiro venha a detalhar a aposta na mudança da configuração do acesso ferroviário que vai permitir composições de 750 metros.
O Grupo de Trabalho Porto de Aveiro e Ecossistema Lagunar, da Plataforma, diz que a garantia de financiamento para a construção de um novo Terminal Intermodal é ponte de partida para uma mudança estrurural com implicações em diferentes áreas.
Significa uma revisão do projeto existente e pressupõe a entrada nas cargas de contentores, novas linhas marítimas e um “novo projeto, mais ambicioso, mas também mais oneroso do que o anterior”.
“O novo Terminal Ferroviário é, assim, uma peça que só ganhará pleno sentido e rentabilidade num contexto da existência de condições para o funcionamento de linhas regulares desta forma específica de carga marítima”, adianta Pompílio Sousa na expetativa de perceber como se chegou a esta fase e quais os “pressupostos que terão estado na base dessa "viabilização".
Pompílio Souto adianta que haverá mudanças nos acessos à barra e por consequência “alterações no seu regime hidrodinâmico”.
“Um investimento estratégico como o que está anunciado tem de ser bem fundamentado, preparado e projetado, a bem da região, do país e do planeta, como obviamente se impõe. A partilha pública dessa informação poderá contribuir para uma avaliação crítica e construtiva do projecto e mobilizar toda a região na sua defesa ou melhoria”.