Os responsáveis pela organização do encontro ibérico de parques de ciência sublinham a importância de ter as universidades na liderança dos parques de ciência e querem ter mais peso no desenvolvimento regional.
Mensagem na abertura do encontro de dois dias em Ílhavo, no Parque de Ciência e Inovação, com cerca de 30 parques tecnológicos de Portugal e Espanha.
O Reitor da Universidade de Aveiro salienta a construção de um ecossistema que já privilegia a ligação ao tecido empresarial mas quer mais.
Paulo Jorge Ferreira diz que é necessário um trabalho mais próximo com atores locais, empresas e atores políticos (com áudio)
Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, alertou para a concorrência num setor que já consegue gerir recursos humanos à distância.
Teme pela escassez de recursos quando há empresas Americanas e Coreanas, de economias mais fortes, que se permitem recrutar mantendo esses recursos no país de origem (com áudio)
José Ángel Narváez, Reitor Universidade de Málaga, elogiou o exemplo do Parque da Ciência e Inovação por ter na liderança o Reitor da Universidade de Aveiro.
O reitor de Málaga entende que esse é um princípio fundamental para o sucesso dos parques de ciência que será também decisivo ao futuro das universidades (com áudio)
O Encontro é organizado pela Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia (TecParques) e pela Associação de Parques Tecnológicos e Científicos de Espanha, com uma periodicidade anual, alternando entre Portugal e Espanha.