A Ria Stone, empresa do grupo Vista Alegre Atlantis, realizou o primeiro ensaio com Hidrogénio Verde em forno túnel contínuo à escala industrial.
Este momento é considerado “marco histórico na Indústria portuguesa”.
O ensaio decorreu na fábrica Ria Stone, em Ílhavo, das 8h às 20h, com um blend de gases de 50% Gás Natural e 50% Hidrogénio Verde, num forno túnel contínuo de 87 metros, com uma capacidade de cozedura de 20 milhões de peças por ano.
Com este ensaio, que atingiu as métricas e os objetivos definidos, pretendeu-se validar, o impacto nas características do produto final, nos consumos energéticos e nas emissões com gases de efeito de estufa.
Este primeiro ensaio industrial com Hidrogénio Verde é “um pequeno passo para a Ria Stone, mas um grande passo para a ECP – EcoCerâmica e Cristalaria, para a indústria e economia nacional, sendo o culminar dos diferentes ensaios realizados à escala laboratorial no CTCV (Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro)”, sublinhou Paulo Pires, vice-presidente da VAA - Vista Alegre Atlantis, na sessão de apresentação do ensaio, que contou com diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Ílhavo, representada pelo seu presidente João Campolargo.
Este ensaio industrial está integrado no âmbito da agenda ECP - EcoCerâmica e Cristalaria de Portugal, reforçando o compromisso dos setores da Cerâmica e da Cristalaria com a Transição Energética e a Descarbonização.
O consórcio ECP foi constituído no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), destinado à realização de consórcios em formato de pactos de inovação e agendas verdes que surtissem efeitos estruturantes nos setores de atividade com elevada projeção internacional e com forte impacto na Transição Energética e na Descarbonização da indústria e da economia nacionais.
O consórcio é constituído por trinta parceiros, dos quais três associações setoriais; oito entidades do sistema científico e tecnológico nacional; dezanove produtores de cerâmica, de vidro e cristal; fornecedores de matérias-primas; de equipamentos; de software e de soluções tecnologicamente avançadas.
Sobre a Ria Stone A Ria Stone é uma unidade industrial situada em Ílhavo, que surgiu em 2012, após concurso internacional lançado pela multinacional sueca IKEA, para produção de 30 M de peças por ano de louça de mesa em grés para o mercado europeu.
Após o Grupo Vista Alegre/Visabeira ter ganho o concurso, a Ria Stone iniciou a laboração em 2014.
Rapidamente se verificou o potencial do projeto e em 2017 a multinacional sueca reforçou a colaboração existente.
Assim, em 2019, a Ria Stone expandiu a sua capacidade instalada para 50 milhões de peças de louça em grés, produção destinada à exportação para o referido mercado europeu.
A Ria Stone diferencia-se pela utilização de um processo produtivo inovador a nível mundial que revolucionou a produção de louça de mesa.
A aposta num processo totalmente automatizado e na produção em monocozedura de louça de mesa, garante a mais elevada eficiência energética, mais sustentável e competitiva.