Após a conclusão de um competitivo processo de venda, o Grupo HERITAGE B finalizou o acordo de venda do Grupo Teka ao Grupo Midea.
Esta transação permitirá à Teka melhorar e fortalecer a sua competitividade, enquanto salvaguarda o legado de uma marca com mais de 100 anos de história.
O negócio está sujeito às aprovações exigidas pelas entidades reguladoras. A conclusão da negociação é esperada nos próximos meses.O Grupo Teka é especialista em design e produção de eletrodomésticos de cozinha e lava-louças.
Com presença em mais de 120 países, uma equipa de quase 3.000 profissionais e 10 fábricas na Europa, Ásia e América, a Teka produz mais de 3 milhões de produtos por ano.Esta transação permitirá à Teka continuar o seu crescimento e consolidação, de modo a alcançar uma maior competitividade global.
O acordo inclui as três marcas do Grupo: a Teka, marca líder em soluções integrais para cozinha, que celebra este ano o seu centenário; a Küppersbusch, sofisticada marca de eletrodomésticos fundada em 1875 em Ruhr, uma região alemã; e a Intra, marca escandinava de design intemporal, especialista em soluções para casa.Fundada em 1968, a Midea é um grupo tecnológico cotado em bolsa e que conta com mais de 190.000 colaboradores em todo o mundo.
Com sede em Foshan, na província chinesa de Guangdong, o grupo asiático encerrou 2023 com uma faturação de 48.000 milhões de euros.
As atividades comerciais da Midea incluem eletrodomésticos, equipamentos de ar condicionado, serviços, e componentes para a indústria, robótica e automação.O grupo Midea impulsionará as capacidades do Grupo Teka em diferentes áreas estratégicas e operacionais, fortalecendo a sua competitividade num mercado complexo e dinâmico em constante crescimento.
“Estamos muito satisfeitos com o acordo alcançado. Ter a oportunidade de fazer parte da Midea assegurará um futuro promissor para a empresa e as suas marcas. Permitirá ao Grupo melhorar a sua capacidade de inovação e produção, assim como aproveitar sinergias geográficas para uma maior expansão internacional. Um dos aspetos mais importantes é o propósito do grupo Midea, “Humanazing Technology”, que está alinhado com as convicções da Teka de centrar o desenvolvimento da tecnologia nas necessidades do cliente, com o máximo respeito pelo meio ambiente.”, explicou Mauro Correia, CEO do Grupo Teka.O Grupo Teka encerrou o ano de 2023 com uma faturação bruta de cerca de 600 milhões de euros, e um EBITDA ajustado de 7%.
É considerado um resultado “particularmente positivo”, numa época de ajustes de mercado após a Covid19, e dos impactos imprevistos nas cadeias de fornecimento. Este valor demonstra a força do grupo e a sólida relação com todos os seus stakeholders no mundo: consumidores, clientes, distribuidores, fornecedores, e parceiros financeiros.