Garantido financiamento para uma nova área de acolhimento e inovação empresarial em Ílhavo.
Há luz verde do Programa Operacional Regional do Centro para a Área de acolhimento empresarial e inovação da Gafanha de Aquém, em Ílhavo, submetida pela Câmara Municipal de Ílhavo no âmbito do concurso para operações de acolhimento empresarial para infraestruturação e apoio às empresas para a criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços.
O projeto prevê a conjugação de infraestruturas físicas diferenciadas com diferentes tipos de serviços de apoio às empresas nas diversas fases e vertentes do seu crescimento e progressão na cadeia de valor, suportada em pressupostos e metodologias inovadoras a implementar pelo município de Ílhavo.
No que se refere ao seu modelo de governação e de valor para as empresas, a autarquia diz que “assentará num modelo em rede e de cooperação com entidades públicas e associativas” e que já existem “acordos de parceria para esse efeito e que agora importa operacionalizar”.
É uma área vocacionada para indústrias de nova geração, designadamente as relacionadas com a indústria 4.0 ao nível da digitalização da economia.
Esta nova área de acolhimento e inovação empresarial do município de Ílhavo contempla um investimento total de 845 mil euros, em que a componente de investimento elegível ronda os 656 mil euros, cofinanciada a 85%, garantindo 557 mil euros.
Trata-se de uma aposta que tem vindo a ser desejada há alguns anos mas que só, agora, com financiamento comunitário garante condições para avançar.