Filmes da Suíça e Caldas da Rainha vencem Festival ART&TUR.

Filmes da Suíça e Caldas da Rainha vencem Festival ART&TUR.

A 17.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo terminou, este fim de semana, na Lousã, e consagrou dois filmes como os grandes vencedores do evento.

Os premiados das várias competições a concurso, distinguidos pelo júri internacional do Festival, foram anunciados durante a Gala de Prémios, que decorreu no Teatro Municipal.

Na competição internacional, o Grande Prémio foi para o filme suíço “Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime”, em que o tenista Roger Federer e o comediante Trevor Noah nos levam por uma viagem de comboio pela Suíça (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5JK7vjVaIvo&t=6s).

O Grande Prémio da Competição Nacional foi para o filme “Caldas da Rainha Magnifica” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=g9Ia1u3I0e0), produzido no âmbito do ART&TUR 2023, que decorreu nesta cidade.

O filme “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, foi também um dos vencedores, conquistando o primeiro lugar na categoria Turismo Ativo.

Muitas outras propostas apresentadas por municípios e comunidades intermunicipais da região Centro foram também premiadas.
Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 67 filmes que integraram a shortlist da competição.

Estes foram selecionados entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por 44 jurados.

O festival integra a rede mundial do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género.

Alexander Kammel, diretor do CIFFT, esteve presente na gala.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, realça a passagem do Festival pela Lousã deixando votos para que os participantes tenham apreciado os territórios do interior.

“Espero que tenham aproveitado a vossa estadia para explorar os encantos da região, para usufruir da hospitalidade beirã, e que este magnífico território tenha feito germinar ideias para novos filmes e vídeos. Assim, poderão regressar mais tarde, com mais tempo para descobrir tudo o que estas terras têm para oferecer".

Henriqueta Oliveira, vice-presidente do Município da Lousã, felicitou todos os participantes e agradeceu a escolha da Lousã.

“Para nós, acolher o ART&TUR foi motivo de imenso orgulho e um momento para nos afirmarmos como um destino turístico de excelência. A nossa região, com as suas paisagens deslumbrantes, aldeias de xisto, gastronomia única e hospitalidade genuína, ganha visibilidade internacional através deste evento, permitindo-nos mostrar ao mundo o melhor que temos para oferecer. Peço-vos que levem a Lousã convosco, no vosso coração, que a partilhem com o mundo e que voltem sempre que possível”.

Alexander Kammel, diretor do CIFFT, destacou a importância dos filmes para a promoção turística.

“Hoje, celebramos não apenas as conquistas dos talentosos cineastas e seus clientes, que nos trouxeram a sua visão impressionante sobre o turismo, mas também reconhecemos o papel vital que o vídeo turístico desempenha no desenvolvimento do turismo em todos os diferentes canais. É por isso que nos orgulhamos de premiar a excelência, promovendo vídeos e documentários que incentivam os cineastas e atores do turismo a ultrapassar os limites da criatividade, a contar histórias envolventes e a mostrar a beleza e diversidade do nosso mundo”.

Francisco Dias, diretor do festival, enalteceu o carácter criador do ART&TUR.

“Os filmes que hoje vão receber prémios são excelentes. Ao longo dos anos, os conteúdos que aqui apresentamos têm melhorado cada vez mais. Também me orgulho da dinâmica criadora deste festival. Temos aqui pessoas de diferentes visões e perspetivas. No ART&TUR surgem novos projetos, entre pessoas que antes nem se conheciam. É uma plataforma de criatividade, de cocriação, de melhoria da qualidade do cinema de turismo. Este festival está a fazer algo novo: estamos a criar novos mundos”.