A Casa Museu Egas Moniz, Avanca, recebe, esta sexta-feira, dia 15, o evento EUROPE (RE) S+T+ARTS, como ponto de encontro de indústria e artes.
Evento em torno da Criatividade Artística e Inovação Digital na Produção Industrial.
A organização do evento está a cargo da Artshare no contexto do projeto piloto da Parlamento Europeu STARTS TOWARDS SUSTAINABILITY – S2S e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, no seu pilar de Ciência, Tecnologia, Arte e Indústria.
Adaptação e resiliência são características de Aveiro, uma cidade e região que conseguiu historicamente adaptar-se às adversidades ao longo dos tempos, ao posicionar-se sempre na frente dos desenvolvimentos resultantes da saudável relação entre a ciência, as artes e as tecnologias para inovar.
A invenção da angiografia por Egas Moniz é disso um excelente exemplo.
A criatividade artística tem hoje um papel fundamental na inovação digital, na indústria avançada e, em geral, na sustentabilidade das práticas produtivas.
Nesse sentido, o evento irá reunir cientistas, indústria, artistas, empresas, legisladores, tecnólogos, ambientalistas e organizações culturais para repensar os temas que envolvem o desafio da transição digital verde na Europa.
Além disso, o encontro visa a criação de uma possível agenda específica para Portugal, em relação direta a iniciativa Europeia S+T+ARTS, para uma interação positiva entre a indústria e as artes, baseada no conhecimento científico, contribuindo para o bem comum.
A reunião desta sexta pretende criar o embrião de uma possível agenda para Portugal, em relação direta com as iniciativas Europeias, para o estabelecimento de uma saudável interação entre a indústria e as artes baseada no conhecimento científico.
O encontro vai acolher três sessões, cada uma centrada nas áreas da Indústria, Tecnologia e Ambiente e na sua relação com as Artes, com representantes de entidades e organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas, ligadas à Ciência, à Tecnologia e às Artes. Adicionalmente, haverá sessões de trabalho paralelas com representantes de agentes que já praticam ou pretendem aplicar práticas S+T+ARTS em Portugal.