A Confederação Empresarial de Portugal diz que é um erro a modernização da Linha da Beira Alta na ligação a Espanha e considera que o país vai estar a desperdiçar dinheiro ficando fora das redes europeias de transporte.
Mensagem de Mira Amaral numa Conferência-Debate, em Aveiro, dedicada ao tema “O investimento na ferrovia é um pressuposto da competitividade - A solução Aveiro-Salamanca”.
No dia em que o Primeiro-Ministro passou por Aveiro na assinatura de contratos de investimento da Renault Cacia com a industria automóvel a pedir soluções logisticas mais competitivas, Mira Amaral lembrou que Espanha e França apostam na ferrovia e poderão no futuro limitar o transporte rodoviário.
Admite preocupação por ver o país querer transformar uma via obsoleta numa via moderna sem condições para tal. Defendeu a importância de criar uma via de bitola europeia mista para mercadorias e passageiros (com áudio)
Com este debate, a CIP, através do seu Conselho da Indústria Portuguesa, pretende alertar o Governo para “a necessidade de não repetir os erros do passado no que toca ao planeamento das infraestruturas de transporte estratégicas para a competitividade do País”.
Luís Mira Amaral, do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP, defende que o país pode ficar a prazo refém destas decisões (com áudio)
O futuro da ferrovia é considerado pelos empresários decisivo para a competitividade mas o Governo reafirma a aposta na "reconversão" de velhas linhas.
O Primeiro-Ministro participou na assinatura dos contratos de investimento na Renault de Cacia. A AICEP garante incentivos fiscais na ordem dos 48 milhões de euros para alavancar 148 milhões de investimento na fábrica de Cacia.
Chamado a falar de competitividade o PM falou da inovação, da internacionalização mas quanto a ligações ferroviárias assume que as fichas estão colocadas na modernização de linhas antigas (com áudio)