Carlos Ribas é o novo líder da Bosch Portugal ocupando o lugar de João Paulo Oliveira que transita para a administração da Portucel. A mudança estava anunciada desde Março e foi concretizada em Agosto na Bosch. Formado em engenharia eletrónica em Portugal, tem ainda uma formação em liderança e gestão global obtida no Japão. Começou a sua carreira na Hoescht, passou pela Yazaki e está na Bosch desde 2004. Depois de passar pela Bosch Car Multimedia em Braga, estreou-se em outubro de 2010 como responsável da fábrica da Bosch em Mondeville, em França, dedicada à produção de componentes eletrónicas e mecânicas para a indústria automóvel. Ribas acumula a função de representante da Bosch em Portugal com a administração técnica da Bosch em Braga.
As prioridades estratégicas do novo responsável passam pela permanente aposta na inovação e pelo crescimento sustentado das atividades da Bosch Portugal, o que irá conduzir à contratação de 1.000 novos colaboradores até 2018 e à duplicação do número de engenheiros empregados nas três unidades de produção (Braga – Multimédia Automóvel, Aveiro – Termotecnologia e Ovar – Sistemas de Segurança). Carlos Ribas explica que «para assegurar o crescimento sustentado das atividades da Bosch em Portugal, a formação dos nossos colaboradores, a aquisição de competências e a criação de conhecimento serão as prioridades».
Os investimentos realizados no ano passado (cerca de 24 milhões de euros) e as parcerias estabelecidas com universidades portuguesas têm contribuído para o desenvolvimento contínuo de produtos e soluções inovadoras em qualquer das três áreas de atividade da empresa em Portugal.
«Só da parceria com a Universidade do Minho estão em curso o registo de 10 patentes», destaca Carlos Ribas, para quem o «capital humano é fundamental. Temos uma mão-de-obra altamente qualificada e contamos duplicar, a curto prazo, o número de engenheiros, atingindo as cinco centenas de colaboradores dedicados à investigação e desenvolvimento nas nossas unidades de Aveiro, Braga e Ovar».
Carlos Ribas considera que a inovação é indissociável da atividade da Bosch. «Registamos em média 18 patentes por dia em todo o mundo. Estamos a trabalhar soluções inovadoras de multimédia automóvel na unidade de Braga, como o optical bonding, a tecnologia Head-up-Display, com a realidade aumentada, permitindo ao condutor ver toda a informação relacionada com a condução projetada no para-brisas. Nos sistemas de segurança, na unidade de Ovar, estamos a produzir a primeira câmara de videovigilância do mercado com visibilidade de 360º, sem pontos mortos e elevada qualidade. Em Aveiro, colocámos no mercado o primeiro esquentador com uma app para smartphone ou tablet, que permite ao utilizador controlar a temperatura da água e acompanhar os níveis de consumo», destaca.