Cadeias comerciais acentuam a sua vertente solidária na relação com as comunidades locais na região de Aveiro.
Continente e Pingo Doce, cadeias nacionais, apresentam-se com iniciativas de apoio.
Arrancou esta quinta-feira a fase de votação do Programa Bairro Feliz em 29 lojas Pingo Doce no distrito de Aveiro.
Até 26 de outubro, os vizinhos vão ter duas causas em cada loja nas quais é possível votar.
A mais votada recebe um donativo de até 1.000 euros para a sua concretização.
Entre os 58 projetos em votação no distrito de Aveiro estão a criação de uma sala sensorial para melhorar a autonomia, a autoestima e reduzir a tensão de idosos com Alzheimer e crianças com necessidades especiais; a aquisição de materiais para um projeto intergeracional promovendo a partilha de saberes e tradições, combatendo a solidão e o idadismo.
A presente edição conta, ainda, com uma causa que visa adquirir mobiliário e livros para a criação de uma biblioteca numa escola e com a compra de equipamentos de diversão para colocar num parque de lazer do bairro, incentivando o convívio entre a comunidade.
Para Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, a edição deste ano volta a surpreender pelas ideias.
“Em todo o país podem, agora, ser encontradas 918 causas para votação das mais diversas naturezas e especificidades, tal como são os nossos Bairros. Esperamos uma grande adesão às urnas de toda a população”.
O Continente revela que no primeiro semestre de 2024 doou mais de 1 milhão de euros em bens alimentares e não alimentares a 79 instituições de solidariedade social e apoio a animais no distrito de Aveiro.
Estes dados são divulgados no contexto das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, celebrado a 29 de setembro.
No total, a Missão Continente doou cerca de 15 milhões de euros em bens alimentares e não alimentares a 1071 instituições de solidariedade social e apoio a animais em todo o país.
Só em excedentes alimentares esse apoio totalizou mais de 14 milhões de euros, o equivalente a mais de 4 milhões de refeições salvas.
“Desde sempre, a Missão Continente colabora diariamente com instituições de solidariedade social e associações de bem-estar animal, doando os seus excedentes alimentares. Este compromisso não só fortalece as parcerias locais, como apoia quem mais precisa, contribuindo diretamente para a prevenção do desperdício alimentar e para a promoção de um consumo mais sustentável. Estas ações refletem o nosso alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como a erradicação da pobreza (ODS 1) e a promoção de padrões de produção e consumo responsáveis (ODS 12), criando um impacto positivo e duradouro nas comunidades onde estamos inseridos.”, explica Nádia Reis, Diretora de Brand Responsibility do Continente.