A divisão de Termotecnologia da Bosch cresceu no ano financeiro de 2015. As receitas das vendas aumentaram em cerca de 7 por cento (4,5 por cento a taxas de câmbio ajustadas) face ao ano anterior, para 3,3 mil milhões de euros. “O nosso negócio apresentou uma excelente tendência em 2015. Ganhámos quota de mercado na Europa Ocidental e do Sul, especialmente nos nossos principais mercados na Alemanha, Holanda, Reino Unido, Espanha e Áustria.”, disse Uwe Glock, Presidente da divisão Termotecnologia.
A Bosch Termotecnologia, S.A, em Aveiro, gere a unidade de negócio de soluções de água quente da divisão de Termotecnologia, coordenando as atividades mundiais para esquentadores e bombas de calor, com o centro de competência em Aveiro e demais fábricas na China e México. A empresa contribui para esse crescimento, nomeadamente com as caldeiras de parede e caldeiras de chão.
“Lançámos uma gama completa de dispositivos em 2015. Eles são conectáveis, intuitivos, fáceis de operar por toque no ecrã e até 30 por cento mais rápidos de instalar. Estes dispositivos reforçam a nossa posição enquanto líderes mundiais no mercado de sistemas de aquecimento para edifícios residenciais e estabelece novos padrões para a nossa indústria”, disse Glock.
A Bosch Termotecnologia está a fazer progressos no domínio das aplicações comerciais e industriais HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). A empresa deu passos em frente para se tornar um fornecedor internacional: em março de 2015, a Bosch Termotecnologia e a chinesa Midea CAC acordaram em estabelecer uma joint-venture na área dos sistemas VRF (Fluxos de Refrigeração Variáveis) para aquecimento e ar condicionado de edifícios comerciais.
A produção em Hefei, na China, está prevista iniciar-se em finais de março de 2016. “A joint-venture vai alargar o portfólio da Bosch Termotecnologia para sistemas de grandes dimensões, o que vai abrir oportunidades de crescimento no mercado internacional de HVAC”, disse Glock.
A nova unidade produtiva no México vai alargar a presença internacional da divisão de Termotecnologia da Bosch, mantendo a estratégia de regionalização. Em agosto de 2015, uma fábrica de esquentadores instantâneos a gás para o mercado mexicano e da América Latina foi inaugurada em Tepotzotlan, a cerca de 50 km a norte da cidade do México. Esta fábrica é gerida a partir de Aveiro, onde está a administração da unidade de negócios de soluções de água quente da divisão de Termotecnologia da Bosch.
“O México está a ganhar relevo enquanto local de negócio. A nova unidade fabril representa um passo importante na nossa estratégia de crescimento no mercado da América do Norte e para expandir a nossa posição de liderança no mercado doméstico de água quente como um todo”, disse Glock. “Graças à nossa unidade local de produção, estamos mais próximos dos nossos clientes e conhecemos melhor as suas exigências, o que nos permite adaptar os nossos produtos ainda mais eficazmente ao mercado. Uma base regional dá-nos as condições para um crescimento sustentado”.