Comissão Vitivinícola premiou os melhores espumantes e vinhos em concurso.
‘Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010’ é o grande vencedor do Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada 2022.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) voltou a organizar o Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada, depois de um ano de interregno, em 2020, e de, em 2021, ter dedicado esta competição aos espumantes.
Em avaliação estiveram cerca de uma centena de amostras postas à prova de uma dúzia de jurados, entre escanções e enólogos.
A CVB distinguiu os melhores vinhos em cinco categorias: espumante, espumante Baga Bairrada, vinho branco, vinho tinto e vinho da sub-região Terras de Sicó.
O grande destaque deste concurso foi para o Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010, das Caves da Montanha, que arrecadou o prémio maior e melhor espumante.
A Messias ganhou nos vinhos brancos com o seu Bairrada Clássico de 2017.
Já nos tintos, o melhor foi o São Domingos Grande Reserva 2017, das Caves com o nome homólogo.
De regresso aos espumantes, congratulado na categoria de melhor espumante Baga Bairrada foi o Primavera Baga Bairrada Grande Reserva Extra Bruto branco 2017, das Caves Primavera.
Este ano, a Comissão Vitivinícola da Bairrada decidiu distinguir o melhor vinho da sub-região Terras de Sicó.
Subiu ao pódio, para receber o galardão de melhor nesta categoria, o Baforeira Reserva tinto 2020, de Maria Teresa Proença Simões da Silva Resende.
Foi uma forma de privilegiar a acentuada qualidade dos néctares produzidos nesta sub-região com certificação Indicação Geográfica Protegida (IGP) Beira Atlântico.
No que toca a medalhas de ouro, foram atribuídas 27: 15 das quais a espumantes, na sua maioria brancos, mas dois dos quais rosés; quatro a vinhos brancos e oito a vinhos tintos.
Neste ano de 2022, o Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada reuniu 90 amostras, sendo que 46 dizem respeito a vinhos tranquilos e as restantes 44 a espumantes.
Para avaliar estes néctares com o selo de garantia e qualidade DO Bairrada e IG Beira Atlântico, estiveram presentes nove escanções, numa parceria com a Associação Escanções de Portugal, e três enólogos da região.
No comando do Concurso, esteve, mais uma vez, o conceituado crítico de vinhos e jornalista Luís Ramos Lopes, também habitante na região e grande conhecedor dos vinhos e espumantes que ali se produzem.