O Fórum Produtividade e Inovação, promovido pela Fundação AEP, vai juntar o tecido económico e académico em Aveiro num debate sobre “o papel da indústria na economia e no desenvolvimento sustentável”.
Trata-se da 5ª Conferência do Fórum promovido pela Fundação AEP, em parceria com a SEDES, e que conta com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro a realizar esta quarta-feira (19).
O aumento da produtividade, a inovação e, consequentemente, as políticas e reformas necessárias para assegurar as condições de crescimento económico sustentado e sustentável são a premissa para a realização deste ciclo de seminários.
O debate de temas de política económica tem contacto com a presença de académicos, economistas e personalidades de referência.Este fórum culminará com a publicação de um livro, com os trabalhos produzidos ao longo das diferentes sessões, incluindo uma proposta de agenda concreta de reformas destinadas à resolução do enigma da produtividade e do crescimento em Portugal.
Fernando Castro (Presidente da AIDA CCI), Álvaro Beleza (Presidente da SEDES) e Luís Miguel Ribeiro (Presidente da Fundação AEP) falam na abertura, esta quarta, às 14h, no auditório da AIDA CCI.
Haverá intervenções de Carlos Tavares (autor, Coordenador do Fórum) e Sara Monteiro (autora, Coordenadora do Fórum) sobre os caminhos da economia portuguesa e a recuperação do investimento nos sectores de bens transacionáveis e o papel da Indústria na Economia e no Desenvolvimento Sustentável com apresentações de João Cerejeira (Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho) e Augusto Mateus (Economista, ex Ministro da Economia).
O painel de discussão reúne Ana Lehmann (Faculdade Economia, Universidade do Porto), João Ferreira do Amaral (Instituto Superior de Economia e Gestão) e Alberto Castro (Universidade Católica, Centro Regional do Porto).
Políticas de fomento do investimento nos sectores produtores de bens transacionáveis internacionalmente; A indústria sustentável, produtora de riqueza nacional, com capacidade exportadora e co-investidora; A indústria emergente em Portugal que absorve os RH mais qualificados: os casos dos sectores da Biotecnologia e da Saúde; O papel da Indústria na cocriação de conhecimento e inovação para a resolução do enigma da produtividade; O papel da cooperação interempresarial como forma de superar o défice de dimensão e o papel do sistema financeiro no financiamento do investimento produtivo e na capitalização das empresas são temas em debate.
O evento encerra às 17h30 com intervenções de Alberto Souto (Coordenador da Sedes/Aveiro) e Fernando Castro (Presidente da AIDA).