A rede de recolha que no distrito de Aveiro permite fazer a reciclagem dos óleos alimentares usados (OAU), para posterior transformação em biodiesel (um combustível mais sustentável), vai crescer pelo menos 10% até final do ano. Atualmente, os 11 concelhos aveirenses são servidos por um parque de 209 oleões inteligentes (Smart S+). Serão, segundo a Hardlevel – Energias Renováveis, o principal operador nacional do segmento, “pelo menos 225” até ao final do ano.
A garantia foi dada na última sexta-feira por Salim Karmali, administrador e cofundador da empresa, juntamente com o seu irmão, Karim Karmali, durante a inauguração do primeiro oleão inteligente de recolha de OAU num posto Alves Bandeira.
A parceria estabelecida entre a Hardlevel e o Grupo Alves Bandeira permitirá dotar os mais de 160 postos de abastecimento Alves Bandeira, distribuídos de norte ao sul, com a mais recente tecnologia inteligente de recolha seletiva de OAU. O investimento inicial ascende a 250.000 euros.
A colaboração arrancou na última sexta-feira no posto de Albergaria-a-Velha, num momento que serviu para inaugurar e apresentar o oleão Smart S+ que estará a funcionar nos postos de combustível da marca 100% portuguesa. O ensejo contou as presenças das administrações das empresas, Salim Karmali, da Hardlevel, e José Baptista, administrador-executivo do Grupo Alves Bandeira, para além da de António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
Segundo José Baptista, administrador-executivo do Grupo Alves Bandeira, “apenas cerca 40% do total de óleos alimentares usados são reciclados, o que significa que ainda existe um grande trabalho de sensibilização nesta área, especialmente porque podemos dar uma segunda vida a estes resíduos, transformando-os em biocombustível e, desse modo, tornarmos os combustíveis fósseis menos poluentes. Sendo o Grupo Alves Bandeira um dos principais grupos económicos na área de energia, com mais de 160 postos no país, estamos certos de que seremos um agente ativo neste processo e conseguiremos, junto com as entidades locais, ajudar e sensibilizar os portugueses para a importância da reciclagem dos OAU”.
Segundo os termos da parceria, alguns dos postos do Grupo Alves Bandeira disponibilizarão ainda, para aquisição dos consumidores, o facilitador de descarte doméstico de OAU, uma inovação patenteada pela Hardevel, com o nome de Mini Olio Collecte.
Em Portugal, recorde-se, o dispositivo da Hardlevel ultrapassará, até ao final de 2022, os 3.000 Oleões Smart S+, em pelo menos 150 municípios de Portugal. O operador possui uma capacidade instalada de pré-tratamento de 50.000 toneladas anuais de OAU e 4.500 metros cúbicos de armazenagem instantânea, nos polos operacionais de Avanca (Aveiro) e Palmela (Setúbal).
O novo oleão inteligente da Hardlevel, o Smart S+, é sensorizado, o que permite conhecer o nível de enchimento e capacidade disponível em tempo-real e, assim, prevenir derrames na via pública. De uma outra forma, através de uma app associada, possibilita rastrear os depósitos de OAU feitos pelos munícipes, facultar digitalmente a sua localização e contabilizar a deposição de cada pessoa.
Os OAU recolhidos pela Hardlevel sofrem depois um pré-tratamento para remoção de impurezas, metais pesados e outros contaminantes, e destinam-se às biorrefinarias com quem a empresa tem contrato na Península Ibérica.
A Hardlevel encontra-se a reforçar a sua operação em Portugal e no estrangeiro. E a entrada do Grupo Alves Bandeira foi mais um passo, que vem reforçar a indústria que em Portugal reintroduz o óleo alimentar usado no circuito (economia circular), sob a forma de biocombustível, contribuindo assim para que o País rume em direção às metas europeias de redução de emissões poluentes, de neutralidade carbónica e, igualmente, para o alcançar de uma maior independência energética.