A ASM Industries, o maior produtor português de torres eólicas e fundações offshore (fabricação de equipamentos para a produção de energia renovável no mar), que se prepara para produzir a partir do Porto de Aveiro, efetuou com sucesso as operações de teste e flutuação da primeira das duas plataformas contratadas, que serão instaladas no novo parque eólico offshore em Viana do Castelo, no âmbito do projeto WindFloat Atlântico.
“Os testes decorreram com enorme sucesso e em total segurança, e foram o culminar de vários meses de trabalho árduo e contínuo, que enche de orgulho a nossa equipa, mas também todos os nossos parceiros e fornecedores, bem como toda a indústria nacional”, afirma Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries.
“Este é um projeto que coloca Portugal no centro das atenções no que toca a soluções flutuantes para a indústria da energia eólica offshore, e que demonstra a competência e resiliência da ASM Industries em projetos complexos e desafiantes.”
A ASM Industries continua a trabalhar no âmbito do projeto Windfloat Atlântico com o processo de finalização da segunda plataforma.
“Este projeto reforça a nossa experiência e know how no fabrico de estruturas para o setor oceânico, e para o crescimento sustentável da empresa e de todo o setor em geral”, salienta Adelino Costa Matos.
“Queremos continuar a integrar projetos novos e desafiantes, para assim contribuir de uma forma positiva para uma economia verde e um desenvolvimento mais sustentável”.
O projeto WindFloat Atlântico, detido pela empresa Windplus, tem como finalidade o aproveitamento da energia eólica offshore, através de uma tecnologia inovadora da empresa Principle Power.
É constituída por três plataformas flutuantes semi-submersíveis e triangulares, onde assenta uma turbina eólica com 8.4 MW (megawatts) de capacidade de produção. Esta tecnologia inovadora permite a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40 metros.
A ASM Industries é uma Holding do Grupo A. Silva Matos, uma estrutura empresarial familiar, e é constituída pelas empresas ASM Energia, ASM Offshore e ASM Marine. O Grupo teve origem em 1980, e é constituído por mais de 20 empresas, localizadas em vários países, totalizando cerca de 450 colaboradores e faturando cerca de 60 milhões de euros. O grupo é constituído por três unidades de negócio/subholdings, independentes, criando valor em cada setor de atividade onde estão inseridas.
Hoje, a Holding ASM Industries é administrada por Adelino Costa Matos, o mais novo dos três filhos do fundador.