O Auditório do edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro recebeu o workshop ‘Ser empresário de Alojamento Local, e agora?’, iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que juntou mais de 100 empresários para debater os desafios que se colocam ao crescimento desta atividade.
Neste workshop foram abordadas temáticas como os seguros de responsabilidade civil, informações sobre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e faturação através da Plataforma Online.
De acordo com o estudo realizado pela AHRESP em conjunto com o ISCTE e a SITIOS, apresentado recentemente, a região Centro detém 31% dos alojamentos locais, destacando-se os distritos de Leiria, com o peso que advém de Fátima, (40%) e Aveiro (21%), sendo de notar também o distrito de Coimbra, com 16%.
Outra questão pertinente tem que ver com o facto do AL ter vindo a contribuir para o crescimento significativo da taxa de ocupação em algumas regiões, como por exemplo no Centro, onde este indicador tem aumentado significativamente nos últimos cinco anos (cerca de 36%, tendo passado de 29,5% para 40,4%).
“Foi uma sessão de referência e enriquecedora para a AHRESP, pois a participação e o envolvimento dos empresários foi muito positiva. Debatemos várias questões que preocupam os empresários no âmbito da atividade do alojamento local e conseguimos em conjunto identificar as maiores dificuldades dos empresários na operação do dia-a-dia de forma a podermos esclarecer cada vez melhor os nossos empresários”, afirma Jorge Loureiro, Vice-presidente da AHRESP.