“Quando alguém aparece a ajudar ficamos felizes. Essa motivação é sempre importante” - Carlos Alberto Mouro.

É uma estreia com perto de 150 duplas na primeira edição do 'Ria Run & Bike' e um cheque de 2500 euros para os bombeiros. O percurso de estreia na Gafanha da Encarnação, Carmo, Vagueira e Costa Nova, num trajeto "à volta da Ria", foi encarado como "sucesso". O Rotary Clube de Ílhavo acredita que a prova veio para ficar com duplas que correm e pedalam alternadamente". Mário Fernandes acredita que é uma aposta ganha (com áudio).

O presidente da Junta da Gafanha da Encarnação gostou da resposta dos atletas e do público. Acredita que as condições naturais ajudam ao sucesso. “Para primeira prova foi bastante interessante com 300 participantes. Correu bem e o tempo ajudou. Iniciativa a repetir num circuito lindíssimo”.

Carlos Alberto Mouro representou os bombeiros na prova. O comandante dos bombeiros realça a mobilização da sociedade civil em torno da construção do novo quartel. “O desporto é fundamental para a saúde este tipo de iniciativas dão força aos bombeiros porque passamos uma vida a dar aos outros. Quando alguém aparece a ajudar ficamos felizes. Essa motivação é sempre importante”.

Sérgio Ribau Esteves, do Rotary Club de Ílhavo, admite que depois da Rota do Bacalhau que ajuda a Obra da Criança, esta é mais uma aposta que pode ganhar raízes. “O que estamos a tentar é lançar mais uma prova desportiva. Numa altura em que os bombeiros estão a fazer o quartel o nosso clube teria que ajudar os Bombeiros. Há provas deste estilo na Europa e o nosso presidente quis avançar. Para primeira edição está bem. Vamos ter que pensar em balancear as duas provas”.

As equipas são obrigatoriamente compostas por 2 elementos que têm de percorrer a distância definida. Um dos elementos corre e outro acompanha com a bicicleta.