O Cais do Bico, na Murtosa, recebe, no primeiro domingo de Agosto, mais uma edição da Regata do Emigrante.
Regata de Barcos Moliceiros e uma Corrida de Bateiras à Vela animam a Festa do Emigrante, naquela que será, uma vez mais, uma verdadeira celebração da cultura identitária marinhoa e das embarcações tradicionais.
De manhã, por volta das 9H00, a canal da Murtosa da Ria de Aveiro, em frente ao Cais do Bico, encher-se-á de bateiras tradicionais, as embarcações de pesca que, por um dia, voltam a enfunar as velas de outrora e se transformam em barcos de renhida competição.
À tarde, por volta das 16H00, acontece a sempre espetacular Regata de Barcos Moliceiros, o “ex-libris” da Ria que a autarquia da Murtosa diz ter no seu território a sua “pátria”.
Em competição estarão os barcos moliceiros tradicionais, com todas as suas caraterísticas originais, capazes de navegar à vela. Atualmente, em toda a Ria de Aveiro, existem 15 moliceiros tradicionais. Destes, 12 encontram-se no Concelho da Murtosa.
Há uma tendência positiva com a construção de novas embarcações.
O último barco a “ir abaixo” na Murtosa foi “O Conquistador”, de Márcio Nunes e Domingos Mole, no final de junho deste ano, juntando-se ao “Presidente”, da empresa Murtoseira “Terra d’Água” que teve a sua viagem inaugural em março.
Antes destes, foram construídas as embarcações “Marco Silva”, de Marco Silva, em 2015, “Um Sonho”, de José Rebelo, em 2016 e “Ferreira Nunes”, de António Nunes, em 2018.