No âmbito da 16.ª Edição do Prémio 'Ciência na Escola' da Fundação Ilídio Pinho, o Agrupamento elaborou e submeteu a Concurso (primeira fase) desta iniciativa, sete propostas diferenciadas subordinadas ao tema 'A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal', indicado para o ano letivo 2018/19.
Destas propostas, foram selecionados para desenvolvimento, na segunda fase da iniciativa, quatro projetos - dois pertencentes ao segundo escalão (1.º CEB), a saber, 'Eu sou um robô' e 'Gramatinhas'; e dois relativos ao quarto escalão (3.º CEB), denominados 'Coast RisK (Costal Rapid intervention Kit)' e 'GPS - Lixo Marinho: Tecnologias para monitorização do hidrodinamismo na Ria de Aveiro'.
"À semelhança das edições anteriores, os alunos terão a oportunidade de aliar os saberes curriculares à exercitação de competências diversas, de modo a encontrarem respostas cientificamente válidas para problemas tão diversos como os desafios do pensamento computacional, a confeção de bolachas, a elaboração de kits de emergência para situações de catástrofe ou a monitorização do lixo que circula na Ria de Aveiro – aproximando a escola do meio envolvente e trabalhando em parceria com várias entidades (autarquia, universidade, setor privado)".
Importa referir que, dentro das 32 Escolas da zona centro que passaram à 'fase 2' (fase de desenvolvimento), o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação integra o grupo de cinco Escolas que viram dois ou três dos seus projetos aprovados para o 2.º escalão. Relativamente ao 4.º escalão, o Agrupamento faz parte do conjunto de 8 Escolas com 2 ou 3 projetos aprovados para a 'fase 2', num universo de 56 Escolas da zona centro.