O Pavilhão Municipal do Pinhal recebeu o Campeonato Nacional de Veteranos em judo. Esta prova, para atletas com mais de 30 anos, contou com a presença de dois atletas da AAUAv e do seu treinador António Costa. Sérgio Cunha, que realizava a sua segunda participação numa prova desta envergadura, foi a surpresa. A competir no escalão M3 (40 a 45 anos de idade) e na categoria de peso de -90 kg (o atleta aveirense tinha 500gr a mais do que a categoria inferior de peso de-81Kg), o atleta da AAUAv não deu hipótese nos dois combates disputados, superiorizando-se por Ippon (pontuação máxima) em ambos.
“O Sérgio esteve excelente. Mostrou que a dedicação e empenho que tem demonstrado nos treinos dão mesmo resultado. Pouco rodado em termos competitivos, o seu espirito de superação é enorme e demonstrou que evoluiu muito nos últimos tempos. Se há títulos que são merecidos, este é sem dúvida um deles”, comentou David Carvalho, treinador que acompanhou os atletas na prova.
Já Thiago Silva competia no escalão M2 (35 as 40 anos) na categoria de +90 Kg. Com uma prova irrepreensível, onde ganhou todos os seus 4 combates até à final por ippon (pontuação máxima) sem sofrer qualquer pontuação contra, o brasileiro que estuda na Universidade de Aveiro viu-se surpreendido na final após realizar um ataque. Depois da projecção, que não correu como desejado, viu-se imobilizado no chão e não conseguiu sair. “O Thiago já é muito experiente. Mostra que quem sabe nunca esquece, e hoje passeou ‘classe’ pelo tapete, ao derrotar todos por ippon antes da final. Depois teve um momento de descontração que lhe custou a medalha de ouro. Mas para quem vem de uma lesão, com um joelho já lesionado, é motivo de muito orgulho esta medalha”, rematou David Carvalho.
Já António Costa, treinador da AAUAv, também competiu, mas sob as cores do Vianense. No escalão M1 (30 aos 34 anos) e na categoria de +90Kg, o aveirense não deixou créditos por mãos alheias e carimbou mais uma vitória na prova, fazendo assim o tri campeonato no escalão de veteranos. “Vinha para rodar um pouco e preparar o Europeu de Veteranos. Correu bem, mas tive que me empenhar a fundo pois os meus adversários tinham um poderia físico impressionante. A minha experiencia permitiu levar mais uma medalha para casa, o que é sempre muito saboroso”.
Em prova esteve também José Nunes. Árbitro de Elite da Associação de Aveiro, é uma presença constante neste tipo de provas, e uma motivação para os mais novos. “O Zé Nunes é uma referencia na arbitragem em Aveiro e a nível nacional. Para os miúdos que costumam assistir a estas provas, e que o conhecem, é a demonstração que o Judo não é só competição e que podem abraçar a carreira de árbitro”, referia David Carvalho ladeado pelos colegas de equipa da AAUAv que assistiram à prova dos ‘mais velhos’.
Texto: UA