António da Costa é Instrutora de Judo 1.º nível da IJF Academy.
Treinador do Clube de Judo IPPON pode agora exercer atividade em provas internacionais.
Realizou-se em Lisboa, no Dojo instalado no complexo do JAMOR, o 140º e 2.ª Sessão prática da IJF Academy UCJI.
Com uma semana de trabalho intenso, onde foram revistas todas as técnicas reconhecidas pelo Kodokan, bem como o Nage-No-Kata, e onde foram prestadas provas físicas, o resultado foi o mais desejado, com a aprovação final.
“Foi uma semana muito dura. Tivemos quedas todos os dias, durante as sessões de trabalho de 3 horas de manhã e de tarde. Foi muito intenso, mas muito compensador no final”, começou por referir o treinador aveirense.
Esta foi a segunda vez que se realizou, em Portugal, a parte prática deste curso da Federação Internacional de Judo.
Sem este certificado, os treinadores ficam sem possibilidade e marcar presença em provas do circuito Europeu e Mundial, bem como em eventos como Campeonato da Europa, do Mundo ou Jogos Olímpicos.
Talvez por essa razão, das cerca de 40 pessoas presentes esta semana nas sessões práticas, contavam-se, para além dos portugueses, com Canadianos, Brasileiros, Cabo-Verdianos, Guineenses, Espanhóis, Franceses, Holandeses, Alemães, entre outras nacionalidades.
“Foi uma grande semana de partilha de experiências entre treinadores, mas de muita aprendizagem. Por vezes perdemos a noção que, no Judo, há sempre algo novo a descobrir, uma maneira nova de ensinar, uma forma diferente de executar. Esquecemos os princípios básicos, por serem já uma coisa que temos adquirida e não pensamos já neles. Neste curso colocaram-nos a pensar na base novamente, e para mim é uma sensação fantástica”.