“Vai Quem Quer” e “Zsazsa’s” são os campeões do Carnaval de Estarreja 2026.
A escola de samba “Vai Quem Quer” é a campeã com o tema “Uma Mão Cheia de Nada”.
Ao longo do desfile, retratou o fascínio pelo dinheiro, a falsa riqueza e o vazio de quem perdeu tudo.
O grupo de folia Zsazsa’s arrecadou o primeiro prémio com o enredo “A Sueca é Nossa” transformando o Sítio do Carnaval numa batalha épica entre Vikings e Campinos pelo jogo popular de cartas e pela conquista de uma mulher nórdica.
A edição de 2026 do Carnaval de Estarreja ficou marcada pela resiliência de todos os envolvidos face às alterações e adversidades resultantes do mau tempo e do estado de calamidade que afetou a região nas últimas semanas.
Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realçou que a decisão de manter a realização do evento, apesar das adversidades, foi “fruto de um trabalho constante de monitorização com os agentes de proteção civil”.
A edil afirmou que, “garantidas todas as condições de segurança que foi sempre a nossa prioridade”, era muito importante “promover e dar sequência ao nosso carnaval, porque foram muitos meses de trabalho e de dedicação das associações e há um investimento enorme da autarquia”. Este evento é “muito mais do que um desfile. É uma manifestação cultural e uma expressão profunda da identidade nativa do nosso povo e dinamiza a economia local”, conclui.
Reafirmando o compromisso inabalável da cidade com a sua tradição mais profunda, os Grandes Corsos onde desfilaram 13 grupos - 4 escolas de samba, 8 grupos de folia, 1 grupo de passerelle -, 17 carros alegóricos e cerca de 1500 figurantes, saíram à rua proporcionando um espetáculo cheio de emoção, cor e energia a todos os foliões. Os mais de 1.600 pequenos foliões, representando 13 grupos, que este ano deram vida ao Carnaval Infantil, são a melhor garantia de que o Carnaval de Estarreja continuará a fazer história nas próximas gerações.