Esmoriz: GNR identificou três pessoas por captura e posse ilegal de bivalves.

A GNR identificou dois homens, de 38 e 46 anos, e uma mulher, de 40 anos, por captura e detenção ilegal de bivalves (mexilhão), no concelho de Ovar.

Ação decorreu na passada terça-feira.

No âmbito de uma ação de patrulhamento direcionada para a fiscalização da atividade da apanha de bivalves, os militares do Posto Territorial de Esmoriz detetaram que os suspeitos se dedicavam à captura e transporte de mexilhão de forma ilegal.

No seguimento da ação policial, foi possível apreender e recuperar 275 quilos de bivalves, tendo ainda sido elaborados três autos de contraordenação no âmbito da legislação aplicável à pesca de bivalves, os quais serão remetidos para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), para instrução do respetivo processo.

Os bivalves, após pesagem e verificação das condições higiossanitárias, foram devolvidos ao seu habitat natural, por se encontrarem em boas condições.

A operação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental de Ovar.