Projeto comunitário "Objetos e Laboratórios Artísticos e Sociais" apresenta-se no palco do Aveirense.

O projeto comunitário OLAS (Objetos e Laboratórios Artísticos e Sociais), promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e produzido pelo Teatro Aveirense, leva a palco a sua segunda edição.

Com texto e direção artística de João Garcia Miguel, o novo espetáculo tem por título “O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores” com as histórias e o quotidiano de Aveiro na base da criação.

Estreia no Teatro Aveirense esta sexta, dia 13 de junho, às 19h00, com entrada gratuita.

Num cenário onde o real e o imaginário se confundem, "O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores" é uma viagem teatral que mergulha na essência da humanidade através das figuras carismáticas de Aveiro, personagens que todos reconhecem nas ruas mas que vivem à margem do convencional.

São os "loucos", os radicais, os poetas da existência, que desafiam as fronteiras do real e nos convidam a questionar o que é, de facto, a normalidade.

A bordo de um navio simbólico, que navega entre a ria e o mar, estes protagonistas embarcam numa jornada rumo à mítica Ilha dos Amores, um lugar onde os sonhos se materializam e as paixões se revelam.

No decorrer da viagem, cruzam-se com figuras icónicas da poesia portuguesa, como Gil Vicente, Luís de Camões, Fernando Pessoa e Alexandre O'Neill, cada um deles dialogando com os protagonistas e refletindo sobre temas universais, como o amor, a liberdade, a loucura e a arte.

O OLAS (Objetos e Laboratórios Artísticos e Sociais) foi criado no âmbito de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, inserindo-se num dos programas de participação, o Breaking Walls, dedicado ao trabalho com a comunidade, nomeadamente o setor cultural e criativo não-profissional da região de Aveiro.

Propõe-se uma reflexão sobre o território e as relações que nele se estabelecem através das práticas artísticas, de modo a fortalecer laços entre os cidadãos, incentivando a sua participação ativa na construção do futuro.