Teatro, música, pintura e homenagem a Ruy de Carvalho na Capital Portuguesa da Cultura.
O ciclo “cultura perto de si” convida a Palco Central (Associação Cultural) a levar à cena “Quixote: As Peripécias de um Cavaleiro Doido”, este sábado, às 21h30 no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana.
Com 11 temas originais, quatro atores e um músico se conta a história do cavaleiro mais conhecido de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha, que é Alonso Quijada, nobre senhor apaixonado por livros de cavalaria que rompeu com a realidade mergulhando num mundo repleto de sonhos e fantasia.
Dom Quixote de la Mancha e o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, saem em busca de aventuras, num universo de feiticeiros, gigantes, princesas e castelos. Um espetáculo para toda a familia com texto e encenação de Kelly Varella e música de Rafael Campanile.
Este fim de semana há proposta de teatro no Aveirense com “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança” de Elmano Sancho
Sessão no sábado, dia 2 de Novembro, às 21h30, na Sala Principal do Teatro Aveirense.
A Orquestra de Cordas da Sociedade Musical Santa Cecília apresenta-se este domingo, às 15h, no Salão Paroquial São Jacinto e o Grupo Folclórico Nossa Senhora de Nazaré e Grupo Cultural e Recreativo da Taipa apresentam “Aveiro, Sal do Mundo”, no dia 10 de Novembro às 21h30, no Polivalente de Eirol.
Aproxima-se também mais uma edição das Jornadas de História Local e Património Documental.
Evento nos dias 8 e 9 no edifício da antiga Capitania e saída de campo.
A Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a ADERAV, organiza a 18ª edição das Jornadas de História Local e de Património Documental.
Um evento que irá promover um conjunto de palestras cujos temas se integram nos 4 eixos que estruturam toda a programação de Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura (cultura e identidade; cultura e democracia; cultura e sustentabilidade e cultura e tecnologia).
A visita guiada será às instalações da Fábrica da Vista Alegre. Será também lançada a Revista Cadernos de Cultura História & Património de Aveiro Nº5.
Outra das propostas vai para o campo da pintura com obras de Paula Rego da Coleção de Serralves.
Mostra de 14 de novembro a 19 de janeiro de 2025 no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Novembro é mês da Agrovouga.
De 15 a 24 de novembro no Parque de Feiras e Exposições dá-se o ponto de encontro de agricultores, vitivinicultores, empresas das fileiras agropecuárias, chefes cozinheiros e gastrónomos, para mostrar novas tendências no domínio da inovação, tecnologias amigas do ambiente, energias renováveis, gestão da floresta, produtos locais, novas formas de consumo ou produtos biológicos e sustentáveis.
Os festivais de Outono também passam pelo Aveirense com Almo e Júlio Resende a 17 de Novembro.
O mês vai terminar com homenagem a Ruy de Carvalho na exposição “Retratos Contados de Nélson Mateus”.
Exposição de fotografias que fazem parte do Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, onde foi ator residente, em exibição a partir de 29 de Novembro.
No dia da inauguração haverá uma conversa com o ator e o descerramento de uma placa que o homenageia.