Ovar inicia mais uma edição do Festival Literário.
A partir de hoje e até domingo há livros, exposições e espetáculos em vários palcos da cidade, tendo a liberdade como fio condutor, nos 50 anos de Abril de 1974.
É a décima edição da iniciativa, com música, teatro, mostras, performances, apresentações de livros, conversas e oficinas.
A programação inclui uma mostra bibliográfica sobre os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.
Nesta mostra, apresentam-se edições da obra de Luís de Camões onde se incluem alguns exemplares raros que fazem parte de um acervo camoniano à guarda da Biblioteca Municipal de Ovar.
Há performance e tertúlia e a noite será dedicada à sessão de abertura no CAO com intervenções do programador Carlos Nuno Granja e do autarca de Ovar, Domingos Silva.
Nesta primeira noite há uma conversa com o músico António Manuel Ribeiro e o escritor e arquiteto Manuel de Queiroz e teatro com “Guião para um país possível” de Sara Barros Leitão.
Destaque para o espetáculo “A Noite”, a 21 de setembro, às 21h30, baseado na primeira peça de teatro escrita por José Saramago.
Apresenta-se no palco do Centro de Arte de Ovar com um elenco que conta com nomes como Diogo Morgado, Jorge Corrula e João Didelet.
Destaque, ainda, no dia 21, às 10h, no parque do Buçaquinho, para a apresentação da obra “O medo é um bicho mau”, de Eduardo Sá.
Dia dedicado à Literatura Infantil, com oficina de ilustração e sessão de contos que assinala o lançamento do concurso literário e de ilustração Júlio Dinis.
A Mulher na Obra Dinisiana é o tema da III Edição do Concurso de Escrita e de Ilustração Júlio Dinis.
Esta iniciativa bienal será lançada no Festival Literário de Ovar e visa recriar, numa vertente literária e artística, o conteúdo das obras dinisianas.
O concurso de escrita e de ilustração Júlio Dinis é uma iniciativa da Biblioteca Escolar Júlio Dinis, apoiada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul.
São parceiros a Câmara Municipal de Ovar, que tutela o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, e a Rede de Bibliotecas Escolares.
No domingo, dia 22, há apresentação de livros em diferentes locais da cidade com destaque para Luísa Sobral que apresenta, ao meio-dia, no parque urbano, a obra “O peso das palavras”.
À tarde, às 16h, no CAO, apresentação do Livro “Associação Desportiva Ovarense - Clube Centenário: uma chama que resiste | 2º Volume (1960-19)” de José Pereira Pinto.
E às 16h30 uma mesa com João Melo, Jorge Reis-Sá e Pedro Guilherme-Moreira.