Noite de cinema no GRETUA.
Esta segunda-feira, 9 de junho, às 21h, estreia da nova tela do espaço com exibição de uma cópia restaurada de Crash (1996), de David Cronenberg, um dos filmes mais controversos dos anos 90, em que desejo, acidentes e tecnologia colidem sem pedir licença.
Esta será também a primeira sessão em que investigadores da Universidade de Aveiro reúnem para uma conversa com o público após a projeção.
Participam Joana Carvalho (Docente no Departamento de Educação e Psicologia da UA, psicóloga clínica e da saúde, sexóloga e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica) e Tânia Ribeiro (Docente no Departamento de Comunicação e Arte da UA, investigadora em jogos digitais e personagens jogáveis empáticas).
“Anatomia da Transgressão” é um ciclo de cinema que investiga o corpo como espaço político, ficcional, íntimo e indisciplinado.
Dividido em três momentos, a sessão começa com uma sessão de curtas queer portuguesas.
Segue-se o embate frontal com “Crash” (1996), de David Cronenberg, um clássico da pulsão, do corpo-máquina, do prazer entre o aço e a carne.
A terceira sessão encerra com o delírio poético e sensual de “O Lado Obscuro do Coração” (1992), onde o amor e a morte dançam em espiral para lá dos limites do real.
No foyer, antes e depois das sessões, apresenta-se uma peça de vídeo-arte "The Kiss" (2020), de Miguel De.
Numa espécie de subversão da moral do obsceno e do sexo explícito, Miguel De constrói o seu filme a partir de fragmentos de cinema pornográfico hardcore, escolhendo apenas os planos de beijos.
A obra pisca o olho a The Kiss (1896), de William Heise, um dos primeiros filmes comerciais da história do cinema, escandaloso na altura por mostrar um beijo explícito.