A Galeria Municipal da Torreira apresenta a exposição “Encontro de Dois Mundos”, que reúne obras de Aureliano Ribeiro e Andrea Matte.
“Encontro de Dois Mundos” junta criações de dois artistas plásticos, um português, radicado nos Estados Unidos, e uma chilena, a residir em Portugal, com origens, percursos, técnicas e estilos distintos e, ao mesmo tempo, complementares.
A inauguração oficial acontece esta sexta-feira, dia 19, pelas 21H30. A entrada é livre. Mostra patente até final do mês.
Aureliano Ribeiro nasceu no dia 29 de Julho de 1957 em Santa Iria de Azoia, concelho de Loures.
A arte sempre teve uma grande influência nas suas decisões; o teatro e a música fizeram parte da sua vida.
Muito cedo percebeu suas habilidades para o desenho, especializando-se em arquitetura.
O gosto pela arquitetura levou-o a voos mais altos e em 1987 emigrou para os Estados Unidos da América.
Em 2002, criou a NYC Restoration, Inc., uma empresa dedicada exclusivamente à restauração de edifícios antigos com sede na cidade de Nova York e que perdura até ao momento.
Nos Estados Unidos fez alguns cursos técnicos de pintura.
Considera-se um autodidata e suas pinturas são baseadas no abstracionismo e impressionismo.
Atualmente divide a sua atividade artística e profissional entre os Estados Unidos e Portugal, dedicando quase todo o seu tempo à pintura, realizando o que sempre foi o seu sonho de vida; ser um artista plástico.
Andrea Matte Torres nasceu em Osorno, no sul do Chile, em 1980.
É casada e mãe de um menino e uma menina.
Estudou Sociología, Psico-plástica, Estética e Teoria da Arte Contemporânea.
Antes de se dedicar à pintura, o seu trabalho concentrou-se nas áreas da investigação e gestão cultural nos países onde residiu (Chile, Espanha, El Salvador e Portugal)
Foi Diretora de Relações Internacionais e Cooperação Interna da Secretaria da Cultura de El Salvador e Encarregada de Cultura e Cooperação da Embaixada do Chile no mesmo país.
Trabalhou como Coordenadora de Expositores da CH.ACO (Feira de Arte Contemporânea do Chile) e como avaliadora de projetos interculturais (FONDART) do Ministério da Cultura e das Artes do Chile.
Sempre gostou das artes e de pintar; mas perto do 2015 decidiu dedicar-se à criação artística de forma mais profissional.
Depois de um curto percurso, a sua obra "Símbolo" recebeu uma menção honrosa no Concurso Bárbara Brandal em Valparaíso (Chile).
Andrea Matte Torres vive atualmente com sua família em Portugal, onde continua a aprofundar o seu trabalho artístico.