“Gageriv ” é o grande vencedor do “7º Do Pão Festival Internacional de Cinema Documental de Albergaria-a-Velha”, encerrando 5 dias do único festival de cinema sobre pão.
Realizado no Irão por Mahmoud Kameli, este filme ganhou o Prémio Melhor Longa-metragem.
Sendo um documentário que parte do pão para revelar, com sensibilidade e rigor visual, a vida de uma comunidade iraniana marcada por pobreza e exclusão.
A narrativa poética equilibra observação e representação, destacando o desejo de mudança dos mais jovens face a um quotidiano adverso.
Segundo o Júri, “o filme transmite uma realidade local que ecoa preocupações universais”.
O Prémio Melhor Curta-metragem foi atribuído ao filme “O Produto” do cineasta egípcio Mohamed H. Salama.
Este documentário comovente retrata uma família egípcia dividida entre um ofício ancestral e o desejo de superação.
O júri de cinema foi constituído pela produtora grega Katia Pantazi, pela realizadora ucraniana Ganna Yarovenko, pelos realizadores Rui Nunes, Joaquim Pavão e João Católico, pelas atrizes Alexandra Carvalho e Isilda Mesquita, pelo produtor Nelson Martins, pelo poeta António Souto, pelo músico e cantor Miguel Ramiro, pelo arquiteto Gil Moreira e pelo encenador Vítor Valente.
O Do Pão – Festival Internacional de cinema Documental é uma organização conjunta do Município de Albergaria-a-Velha e Cine Clube de Avanca, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, para além do Instituto Politécnico de Bragança, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e Jobra – Associação de Jovens da Branca.