Filme produzido em Avanca na abertura do Fantasporto.

Há um filme português produzido em Avanca na abertura do Fantasporto.

Noite de antestreia mundial do filme “Criadores de Ídolos” de Luís Diogo.

O Fantasporto na sua 45ª edição abre em português.

"Criadores de Ídolos" de Luís Diogo, um dos mais premiados realizadores do cinema português, aposta no Fantas para o lançamento mundial do seu último filme, uma obra que também concorrerá, a par de vários "pesos pesados" do cinema mundial, aos diversos prémios a atribuir pelo Júri Internacional desta categoria do festival, aquela que lhe deu origem.

A sessão está marcada para as 21h00, na presença da sua equipa artística e técnica.
O filme produzido pelo Cine Clube de Avanca e pela Filmógrafo tem a sua estreia oficial no histórico Cinema Batalha.

Esta longa-metragem, que promete cativar o público com uma narrativa envolvente e atual, destaca-se pelo seu olhar crítico sobre a fama, a influência mediática e os mecanismos por trás da construção de ídolos na sociedade contemporânea.
Aos 22 anos Sofia descobre que o pai e o avô pertencem à “Ordem dos Criadores de Ídolos”.

Essa Ordem planeou e executou as mortes de Sócrates, John F. Kennedy, Elvis, Marylin Monroe, e muitos outros para os transformarem em Ídolos.

Acreditam que os ídolos são necessários para inspirar os jovens e para promover valores nobres numa sociedade, cada vez mais repleta de ideias e pessoas fúteis.

A sua morte é a única forma de imortalizar os mais nobres de entre eles.

Contudo, até hoje, apenas os homens, filhos de elementos da Ordem, podiam integrar a Ordem.

Agora, pela primeira vez, decidiram dar oportunidade a uma mulher.

Se Sofia quer ser a primeira mulher a integrar a Ordem, deverá planear a morte de uma celebridade e transformá-la num ídolo.
Com os conhecidos atores José Fidalgo, Ricardo Carriço, Oceana Basílio e Virgílio Castelo e ainda Rafaela Sá no papel principal naquela que é a sua primeira longa-metragem.

"Criadores de Ídolos" foi apoiado pelo Município da Trofa, onde decorreu a maior parte das filmagens, mas também pelo Município de Castelo Branco e pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O Fantasporto 2025 decorre entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março e, mais uma vez, promete reunir o melhor do cinema de fantasia, terror e ficção científica.