Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro mostra artes em diálogo.

O Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro está de regresso, entre 1 e 3 de abril, para a sua 9.ª edição.

A iniciativa, promovida pelo Município de Oliveira do Bairro, apresenta este ano como tema "Artes em diálogo".

O festival tem início esta sexta, dia 1 de abril, às 21h00, com o lançamento oficial do CD "Piano Oceano", composto pela artista multidisciplinar Mariana Miguel.

A pianista de Oliveira do Bairro lança o álbum de originais, gravado e editado no início de 2022, tocado exclusivamente no piano, com recurso a técnicas não convencionais e piano preparado, um termo cunhado pelo compositor John Cage há quase cem anos, que se materializa no recurso a objetos como borrachas, molas, pedaços de madeira, cartão, plásticos, e outros, para manipular os sons do instrumento, concedendo-lhe novos timbres e sonoridades.

O disco tem como inspiração as paisagens rurais da região, nomeadamente, a zona do rio Cértima, sua fauna e flora, bem como a água em todos os seus estados.

E tem como referência o trabalho de compositores como Béla Bartók, John Cage e Helmut Lachenmann, e o músico e compositor Mário Laginha.

“Piano Oceano” parte de um projeto apoiado pelo município de Oliveira do Bairro, através do programa de apoio à cultura lançado em 2020, devido à pandemia.

Este projeto é apresentado na sequência do “Programa de Apoio à Cultura”, iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Bairro em 2020 para apoiar os agentes culturais no período mais agudo da pandemia, em que a sua fonte de rendimento, ou pelo menos a da vertente cultural, foi praticamente reduzida a zero.

Este primeiro momento, que se vai realizar na Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro, contará ainda com a apresentação de duas obras videográficas produzidas pela artista.

Ainda hoje, às 22h00, a festa continua no auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), onde o rock do grupo “Más Companhias” se vai juntar à sonoridade sinfónica da Banda Filarmónica da Mamarrosa, num concerto especial que será “colorido” com ilustrações feitas em tempo real pela artista Maria Mónica.

No segundo dia do festival, 2 de abril, às 15h30, o Conservatório de Artes da Bairrada sobe ao palco do QA para apresentar o concerto visual "Crux Pietatis", com o tema da Paixão de Cristo.

Segue-se, às 21h00, na sala de exposições do mesmo espaço, a palestra "A Composição, Orquestração e Produção Musical nos dias de hoje", um projeto didático desenvolvido pelo músico Vasco Miranda, no âmbito do referido “Programa de Apoio à Cultura”.

Uma hora depois, às 22h00, o auditório do QA recebe o espetáculo "Animatógrafo", levado ao palco pela União Filarmónica do Troviscal, em que a música e o cinema se complementam.

No dia 3, às 15h30, os músicos da FUOB - Conservatório de Artes e Comunicação encerram a 9.ª edição do MOB, com o projeto comunitário "Cértima Orquestra".

Os ingressos para os espetáculos que vão decorrer no auditório do Quartel das Artes têm um custo de dois euros e podem ser adquiridos, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira deste espaço.

A receita do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro 2022 vai reverter a favor das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.