'Bandopipo' é apresentado em Esmoriz.

Dia 13 de Julho de 2024 a Orquestra de Bandolins de Esmoriz, apresenta em público a sua mais recente criação, o 'Bandopipo'.

O Bandopipo é um cordofone (instrumento cujo som é produzido pela vibração de uma ou mais cordas esticadas entre dois pontos fixos-viola, guitarra, violino, bandolim, entre muitos outros) criado a partir de um pipo e com capacidade de armazenamento de líquidos, para além da função de instrumento musical.

Um espetáculo imersivo com um instrumento que sublinha as artes de Esmoriz fundindo a música a tanoaria e o vinho.

Esmoriz é capital da Tanoaria, e a Orquestra de Bandolins de Esmoriz é muito próxima da Josafer, a tanoaria onde apresentaram já muitos eventos musicais e que lhes serviu de motivação para esta aventura de construir um novo instrumento. E não ficam por aqui, compuseram uma suite “Bandopipo” com quatro movimentos, da Aduela ao Pipo; Amadurecimento; Vindinha da Vindima e Encorpado, com notas de frutos vermelhos e amizade, a que chama Pipacústica.

É uma narrativa da história da produção do vinho, do pipo até ao brinde final.

Além da música, a Pipacústica oferece uma experiência visual e gustativa. Projeções de vídeos e imagens mostram o processo artesanal da tanoaria de Esmoriz e as belas paisagens das vinícolas. Durante o concerto, os participantes têm a oportunidade de degustar vinhos selecionados, guiados por um sommelier que explica as mudanças sensoriais induzidas pela música.

A Orquestra de Bandolins de Esmoriz foi criada em 1984 com 20 instrumentistas de idades compreendidas entre os 22 e os 85 anos, adota a configuração de orquestra de plectro (instrumentos tocados com “palheta”), composta de bandolins (modelo português), bandolas, bandoloncelos, guitarras, bandolão (bandolim-contrabaixo), guitarra-contrabaixo e percussão. Associa-se dependendo do repertório a outros instrumentos como o clarinete, flauta transversal, piano e a voz.

Nestes 40 anos atuou em diversos locais e ambientes, da forma mais eclética possível e foi sendo escola, preservando a tradição e abrindo à inovação, como prova esta iniciativa da Pipacústica e do Bandopipo.