Aveiro: Santa Joana com espetáculo do programa "Cultura perto de si".

A Capital Portuguesa da Cultura apresenta espetáculos de teatro no ciclo “cultura perto de si”.

Palco Central (Associação Cultural) leva à cena “Quixote: As Peripécias de um Cavaleiro Doido”, este sábado, às 21h30 no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana.

Com 11 temas originais, quatro atores e um músico se conta a história do cavaleiro mais conhecido de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha, que é Alonso Quijada, nobre senhor apaixonado por livros de cavalaria que rompeu com a realidade mergulhando num mundo repleto de sonhos e fantasia.

Dom Quixote de la Mancha e o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, saem em busca de aventuras, num universo de feiticeiros, gigantes, princesas e castelos. Um espetáculo para toda a familia com texto e encenação de Kelly Varella e música de Rafael Campanile.

A Orquestra de Cordas da Sociedade Musical Santa Cecília apresenta-se este domingo, às 15h, no Salão Paroquial São Jacinto e o Grupo Folclórico Nossa Senhora de Nazaré e Grupo Cultural e Recreativo da Taipa apresentam “Aveiro, Sal do Mundo”, no dia 10 de Novembro às 21h30, no Polivalente de Eirol.

Este fim de semana há proposta de teatro no Aveirense com “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança” de Elmano Sancho
Sessão este sábado, dia 2 de Novembro, às 21h30, na Sala Principal do Teatro Aveirense.
Aproxima-se também mais uma edição das Jornadas de História Local e Património Documental.

Evento nos dias 8 e 9 no edifício da antiga Capitania e saída de campo.
A Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a ADERAV, organiza a 18ª edição das Jornadas de História Local e de Património Documental.

Um evento que irá promover um conjunto de palestras cujos temas se integram nos 4 eixos que estruturam toda a programação de Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura (cultura e identidade; cultura e democracia; cultura e sustentabilidade e cultura e tecnologia).

A visita guiada será às instalações da Fábrica da Vista Alegre. Será também lançada a Revista Cadernos de Cultura História & Património de Aveiro Nº5.
Outra das propostas vai para o campo da pintura com obras de Paula Rego da Coleção de Serralves.

Mostra de 14 de novembro a 19 de janeiro de 2025 no Museu de Aveiro / Santa Joana.

Novembro é mês da Agrovouga.

De 15 a 24 de novembro no Parque de Feiras e Exposições dá-se o ponto de encontro de agricultores, vitivinicultores, empresas das fileiras agropecuárias, chefes cozinheiros e gastrónomos, para mostrar novas tendências no domínio da inovação, tecnologias amigas do ambiente, energias renováveis, gestão da floresta, produtos locais, novas formas de consumo ou produtos biológicos e sustentáveis.

Os festivais de Outono também passam pelo Aveirense com Almo e Júlio Resende a 17 de Novembro.

O mês vai terminar com homenagem a Ruy de Carvalho na exposição “Retratos Contados de Nélson Mateus”.

Exposição de fotografias que fazem parte do Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, onde foi ator residente, em exibição a partir de 29 de Novembro.

No dia da inauguração haverá uma conversa com o ator e o descerramento de uma placa que o homenageia.