O programa “Aveiro em Família” apresenta cinco atividades nos primeiros dias de fevereiro.
Este sábado, dia 1, pelas 11h00, terá lugar a “Sessão ContArtYoga” por Carla Moreira no ATLAS Aveiro.
Destinada a famílias com crianças dos 3 aos 12 anos, as sessões vão explorar histórias e contos através do Yoga e da Música.
As crianças são as personagens principais com a participação ativa onde serão convidadas a conhecer e desenvolver o seu corpo, emoções e criatividade.
No dia 1 de fevereiro, às 15h00, será desenvolvida a visita encenada “O Aniversário da Princesa Santa Joana (6 de fevereiro de 1452)”, no Museu de Aveiro/Santa Joana.
No domingo, dia 2 de fevereiro, “Aveiro em Família” desloca-se ao Parque da Balsa em Eixo para a atividade “Há vida no Parque da Balsa”, pelas 10h00.
Será realizado um percurso interpretativo da biodiversidade do Parque da Balsa, durante o qual se poderá usufruir de uma experiência sensorial de apreciação das espécies de flora e fauna características deste tranquilo espaço verde de lazer e convívio situado na margem do rio Vouga.
Sábado, dia 8 de fevereiro, “Deambular pelas Letras” é a proposta de Aveiro em Família no Museu Arte Nova às 15h00.
Trata-se de um roteiro e jogo através de uma seleção de edifícios Arte Nova que contém inscrições e letreiros.
Ainda integrado no Aveiro em Família e no dia 8, com sessões às 17h00 e 19h00, o Teatro Aveirense irá apresentar o teatro “Terra das Minhocas” de Chiari Guidi.
Baseado em Alceste, de Eurípedes, este espetáculo leva ao mais pequenos numa viagem que desce às entranhas da terra para depois subir, como a heroína grega da peça e a ação incansável das minhocas.
Na área do ambiente, o programa “Oficinas com Vida” promove Pegadas da Ria, no dia 5 de fevereiro, às 14h30, no Centro Municipal de Interpretação Ambiental.
Nesta sessão será possível fazer a identificação dos diferentes mamíferos da ria de Aveiro e as suas respetivas pegadas.
Inclui fazer uma pegada com pasta modeladora que os participantes podem levar para casa.
A Sessão de contos tradicionais, acompanhados por magia, dinamizada por Rui Ramos, completa a oferta.
Trata-se de uma narração oral de contos tradicionais em que a memória e a literatura andam lado a lado.
Terá lugar no dia 8 de fevereiro às 11h00 no Polo de Leitura de Esgueira.
A semana encerra com o espetáculo de Paulo de Carvalho no Teatro Aveirense no dia 9 de fevereiro às 21h30.
Acompanhado pelo pianista Victor Zamora, Paulo de Carvalho apresentará um espetáculo mais intimista, onde irá cantar e contar cantigas, as histórias que estão por detrás das suas músicas.
“É gratificante para as pessoas saberem a história das cantigas que o cantor canta ou o que escreveu, pelo que é isso que se vai passar” explicar Paulo de Carvalho, “ou seja eu contarei a história de várias cantigas”.
Será, pois, um momento de partilha e de interação entre o cantor com mais de 60 anos de carreira e o público presente.
No dia 15 de fevereiro, pelas 10h00, será realizado um quizz “Aveiro: Terra na génese da Liberdade” no Arquivo Municipal.
Também no dia 15, às 15h00, será realizada a atividade “Quando fores grande? O que queres ser?” no Museu da Cidade onde serão criados cenários de Aveiro com pinturas e colagens a partir de trajes tradicionais tais como os das salineiras e dos marnotos, entre outros.
No dia 22 às 11h00 terão lugar “Histórias sensoriais” por Soraia Picado no ATLAS Aveiro.
Da parte da tarde, às 15h00, “O Azulejo” é a proposta para se conhecer os azulejos do edifício da antiga Estação da CP.