A Associação BioLiving apresenta a exposição “A minha ecocidade”.
Mostra patente, a partir de hoje, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.
Na semana da comemoração do Dia Mundial da Conservação da Natureza (28/07), exposição dos trabalhos finais do projeto Albergaria + Inclusiva, ou seja, as cidades ecológicas construídas, usando blocos de construção da LEGO©.
Durante três dias (26, 27 e 28 de julho), a Associação BioLiving promove a exposição “A minha ecocidade”, com os trabalhos finais realizados no âmbito do projeto Albergaria + Inclusiva, combinando a inclusão social e a educação ambiental.
O projeto Albergaria + Inclusiva pretendeu sensibilizar, capacitar e mobilizar, principalmente, adolescentes e jovens adultos com necessidades educativas especiais, para as suas responsabilidades individuais e coletivas na construção de comunidades mais sustentáveis.
As atividades de educação ambiental tiveram por base uma pedagogia focada nas emoções, com a procura de soluções ativas para os problemas ambientais, em vez de um discurso catastrofista e baseado no medo.
Os participantes utilizaram blocos de construção para comunicar as suas preocupações ambientais e criar uma cidade sustentável.
Foram ainda abordados temas relevantes, como poluição, alterações climáticas, desflorestação, biodiversidade e, principalmente, a gestão dos recursos hídricos.
O projeto contou com a participação da Associação Humanitária Mão Amiga, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, da Associação de Solidariedade Social de Lafões e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha, tendo envolvido 40 participantes diretos.
Albergaria + Inclusiva conta com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha, da LEGO© e do projeto People & Planet - A Common Destiny, que é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.